Saiba como esse esporte pode trazer diversão, ajudar na saúde e ainda te deixar com o corpo que sempre sonhou.
A piscina muitas vezes é desejada para relaxar e ter momentos de lazer. Algumas pessoas se associam a clubes, outras sempre procuram viajar para um hotel com piscina. No entanto, a natação esportiva, além de inúmeros benefícios, também pode trazer esses mesmos momentos para você.
A natação é o esporte ideal para quem não gosta de esportes com bola, mas, ainda assim, busca uma atividade terapêutica e que, ao mesmo tempo, exercite o corpo, controle o peso e auxilie no ganho de músculos.
Por este motivo, listamos abaixo alguns dos benefícios da natação.
Quais são os benefícios da natação?
Antes de tudo, precisamos saber que a natação, só pelo simples fato de exercitar o corpo, já traz consigo uma enorme carga de benefícios ao corpo.
A natação possui tantos benefícios para o corpo que a resposta para essa pergunta poderia ser gigantesca, no entanto, resumimos para você.
Como sabemos, a natação é um esporte praticado na piscina, por isso, os nadadores precisam ter muito controle sobre a respiração. O trabalho feito em cima do sistema respiratório fortalece o pulmão, aumenta a capacidade aeróbica e proporciona uma melhor oxigenação no sangue do atleta.
Os exercícios que são exigidos ao nadar também fortalecem as articulações e os ligamentos do corpo. Dessa forma, a elasticidade e a postura do corpo melhoram conforme esses exercícios são feitos.
Por fim, a natação também combate o estresse, a ansiedade e outras condições psicológicas que atrapalham a qualidade de vida. Essa prática promove o prazer e, consequentemente, o bem-estar do atleta. Além disso, tem a questão da competitividade em campeonatos, que pode ser bem divertida para muitas pessoas.
Nesta primeira parte do artigo, vimos como a natação é importante e traz inúmeros benefícios para todo o corpo. Continue lendo para saber em quais outras formas a natação continua sendo útil.
A natação ajuda a emagrecer?
Primeiramente precisamos saber como o corpo humano emagrece. Para resumir esse processo bastante complexo, podemos dizer que é a partir da queima de calorias que esse processo acontece. A queima de calorias, por sua vez, ocorre ao praticar exercícios.
Sendo assim, a natação, que é um esporte praticado na água, exige uma quantidade de energia maior do que um esporte praticado no chão.
É claro que o emagrecimento não vem apenas da prática da natação, também é necessário que o atleta possua uma dieta balanceada e saudável, além, é claro, de bastante foco nos exercícios.
Quais os melhores esportes aquáticos?
Assim como estamos vendo, nadar é uma excelente prática que ajuda em diversas funções do corpo, na aptidão física e no emagrecimento saudável.
Além da natação, também temos outros esportes praticados na água. Alguns são praticados em piscinas, outros em praias ou em rios. Portanto, fizemos essa lista para que você conheça mais e escolha o que achar mais interessante.
Antes de tudo, é importante ressaltar que não existe necessariamente o melhor esporte aquático, isso vai variar dependendo das preferências de cada um.
Polo aquático
O polo aquático talvez seja um dos esportes na água mais conhecidos. Por conta da sua semelhança com o futebol e por ser um esporte coletivo, se torna uma opção muito interessante para quem gosta de competir.
Assim como no futebol, o objetivo do polo aquático é marcar gols. Duas equipes de 7 jogadores, 6 de linha e 1 goleiro se enfrentam em 4 tempos de 7 minutos, ou seja, 28 minutos no total.
Os jogadores de linha têm posições variadas, e, assim como no futebol, essas posições podem variar conforme as estratégias aplicadas para cada partida.
No polo aquático, os jogadores não podem tocar o fundo da piscina. Sendo assim, devem permanecer em constante movimento durante toda a partida, trabalhando músculos, articulações, sistema respiratório e tudo aquilo que já foi dito acima.
Nado sincronizado
Também conhecido como natação artística, o nado sincronizado se assemelha bastante à Ginástica Artística.
Esse esporte se fundamenta na execução de movimentos ao ritmo da música que está sendo tocada. Tudo isso é feito dentro de uma piscina.
A precisão, capacidade respiratória, flexibilidade e agilidade são algumas das habilidades mais importantes de um bom atleta de nado sincronizado.
A avaliação funciona da seguinte forma: um juiz avalia o desempenho dos atletas com notas que chegam até 10 pontos. A destreza, a habilidade, a sincronia com a música e a graciosidade dos movimentos são alguns dos atributos levados em consideração na hora da avaliação do juiz.
Surf
O surf também é outro esporte bastante popular, principalmente em países que possuem grandes praias.
Por sua vez, o surf não chega a ser um esporte praticado dentro da água, mas é importantíssimo possuir habilidades de nado e ser um bom conhecedor das águas.
Nesse esporte, o equilíbrio talvez seja o principal desafio, pois o atleta deve permanecer em cima da prancha e, assim, surfar as ondas das praias.
Por ser um dos esportes mais emocionantes e que tem grande adrenalina, durante a prática do surf, endorfinas são liberadas do corpo do atleta — o conhecido como o hormônio da felicidade.
As regras do surf também envolvem juízes avaliadores, que dão notas a cada manobra executada pelo atleta.
Remo
O remo é outro esporte que também é feito ao ar livre, geralmente em rios ou praias.
Esse esporte é conhecido no Brasil, sendo uma das atividades dos principais clubes de futebol brasileiros.
Conhecido por ser uma das atividades que mais exige fisicamente do atleta, esse esporte utiliza como equipamento o remo, por isso o nome da atividade. É a partir do remo que os atletas dão mobilidade ao barco, que pode variar de tamanho, dependendo da categoria.
Ao contrário do que se pensa, os atletas não usam só os braços ao remar, mas também ombros, costas, abdômen, peito, pernas e outros músculos e articulações.