A rinoplastia é a cirurgia plástica para correção de alterações funcionais e insatisfações estéticas do nariz, sendo possível corrigir assimetrias, diminui-lo, aumentá-lo, alterar a projeção da ponta ou da giba nasal, por exemplo.
A cirurgia plástica do nariz já desponta entre as mais procuradas no Brasil há muitos anos, e essa alta busca deve-se aos bons resultados entregues com baixos riscos aos pacientes. Entenda melhor o procedimento e seus benefícios a seguir!
Como é realizada a rinoplastia?
Uma das dúvidas mais comuns sobre a rinoplastia é como ela é realizada. O primeiro passo é buscar um cirurgião plástico de confiança que avaliará se esse procedimento é o mais adequado para atender suas expectativas.
Além disso, o especialista solicita exames médicos detalhados para constatar o quadro de saúde do paciente e se ele está apto à realização da cirurgia.
Em geral, são bons candidatos ao procedimento aqueles indivíduos que estão insatisfeitos com a estética nasal, com boa saúde e com expectativas realistas. É difícil apontar quem não pode fazer rinoplastia, pois esta é uma intervenção individualizada e personalizada. Porém, existem alguns casos que contraindicam a intervenção, tais como:
- Pessoas com patologias crônicas sem controle, como diabetes e hipertensão;
- Pacientes com doenças autoimunes, como lúpus;
- Pessoas com infecções ativas, como herpes;
- Pacientes que não tenham expectativas realistas ou sofram de distúrbios de imagem.
Apesar disso, apenas um cirurgião plástico membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) poderá avaliar o caso identificando se é física e emocionalmente seguro dar seguimento ao tratamento.
A cirurgia em si inclui o uso de anestésico geral ou local com sedação, sendo que o especialista poderá optar pela rinoplastia aberta para mudanças mais significativas ou fechada, quando são poucas alterações.
Existem diferentes técnicas cirúrgicas que podem ser aplicadas de acordo com o objetivo da intervenção, como quebra do osso em caso de diminuição da giba nasal, uso de prótese ou gordura autógena em caso de remodelação da ponta nasal, entre outras condutas. Em geral, o paciente recebe alta hospitalar dentro de 24 horas.
Quais os benefícios da rinoplastia?
A alta procura pela rinoplastia está associada aos benefícios que ela entrega e a elevada taxa de satisfação entre os pacientes. Algumas das vantagens desse procedimento incluem:
- Flexibilidade do procedimento, que pode alterar diferentes características indesejadas do nariz na mesma cirurgia;
- Possibilidade de associar a rinoplastia com a septoplastia, corrigindo o desvio de septo e promovendo melhorias expressivas na respiração;
- Atenção à harmonização do rosto, buscando um resultado estético mais satisfatório ao paciente;
- Segurança do procedimento, com baixo índice de complicações durante a cirurgia ou no pós-operatório;
- Recuperação tranquila, desde que as recomendações médicas sejam seguidas pelo paciente.
Devido aos diversos benefícios da rinoplastia, muitos interessados buscam informações quanto aos custos do procedimento. Porém, apenas após uma avaliação do cirurgião plástico será possível determinar os custos da cirurgia, visto que eles são influenciados por fatores diversos como experiência do profissional, anestesista, exames, equipe médica, internação hospitalar e outros.
Outro aspecto a ser ponderado é que o Conselho Federal de Medicina (CFM) proíbe o informe de valores sem que haja uma consulta de avaliação. Portanto, desconfie de profissionais que não seguem essa determinação essencial da entidade.
Para realização da rinoplastia, escolha um cirurgião plástico de confiança, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica para que os benefícios com a cirurgia sejam realmente alcançados.
Por Agência WSI