Saber como tratar as doenças mais comuns nos pets é essencial para garantir uma boa qualidade de vida. Saiba como tratar inflamação na glândula adrenal dos cães.
Assim como nós humanos, os cães também ficam doentes. Por isso, ficar atento ao comportamento do animal é muito importante para observar sinais fora do comum. Em geral, ele sempre vai se comportar de maneira estranha ao que você está acostumado quando estiver sentindo dor ou algum outro incômodo.
Em alguns casos eles podem apresentar sintomas de um problema que não foi causado por um acidente. Assim, fica mais difícil para o dono entender o que está acontecendo.
Nesse sentido, por exemplo, a glândula adrenal pode inflamar e surpreender o dono que até então acredita que o animal estava bem. Nessas horas é muito importante poder contar com um hospital de cachorros para realizar o tratamento da forma adequada. Entenda a seguir o que é a glândula adrenal e como tratar a sua inflamação!
O que é a glândula adrenal?
A glândula adrenal fica localizada perto dos rins do cachorro. Ela é responsável pela produção de hormônios, como o cortisol, aldosterona, adrenalina e noradrenalina. A chamada síndrome de Cushing, que também é conhecida como hiperadrenocorticismo, acontece quando a glândula adrenal não está funcionando muito bem.
De maneira simplificada, a doença provoca um aumento de corticoide no organismo do animal. Isso causa um hipermetabolismo, resultando em uma quebra em excesso de lipídeos, carboidratos e também de proteínas.
Mas como este problema pode surgir no organismo do seu cachorro? As principais causas são o surgimento de tumores nas glândulas e o uso de remédios com glicocorticóides em excesso e sem orientação do veterinário.
Como tratar?
Para tratar qualquer problema de saúde, seja em animais ou pessoas, o primeiro passo é fazer o diagnóstico correto. No caso da glândula adrenal dos cães, não há um exame específico que possa identificar o problema. Por isso, para que o veterinário consiga descobrir que o cachorro está com uma inflamação na glândula adrenal, geralmente, ele segue os resultados de alguns exames. São eles:
- Exame de urina para identificar a presença de cortisol;
- Exames que medem os níveis de cortisol no plasma e também na saliva do cachorro;
- Supressão de dexametasona;
- Dosagem de ACTH.
Para tratar a doença o veterinário precisa fazer uma avaliação no animal para identificar primeiro a causa. Após identificada a origem do problema, o profissional vai prescrever o melhor tratamento para aquele caso específico.
O tratamento da doença tanto pode ser através de medicamentos durante toda a vida do animal, como também pode ser feito por meio de uma cirurgia. A cirurgia funciona a partir da remoção do tumor ou para resolver o problema apresentado pelas glândulas.
Quais os principais sintomas?
Assim que os principais sintomas sejam notados é muito importante ficar atento para garantir que o cão seja levado ao veterinário o mais rápido possível para iniciar o tratamento.
Quando o cachorro está sofrendo com a inflamação da glândula adrenal você poderá notar os seguintes sintomas:
- O cachorro passa a beber muito mais água que o de costume;
- Ele urina mais vezes;
- Apresenta incontinência urinária;
- Apresenta fraqueza e grande perda de pelos repentina;
- Aumento do apetite;
- Ganho excessivo de peso;
- Barriga muito grande, como a “barriga d’água”;
- Cansaço excessivo e aumento das horas de sono;
- Musculatura atrofiada e facilidade para sofrer lesões;
- A pele fica mais fina, mais desidratada, o que predispõe o animal a apresentar alergias.
Sempre que notar um comportamento estranho do seu pet, procure um veterinário para analisar e orientar quanto ao melhor tratamento e procedimentos a seguir. Apenas o profissional capacitado pode medicar animais e isso é fundamental para a recuperação adequada do seu melhor amigo.
Um hospital veterinário com atendimento de emergência 24 horas também é um excelente aliado em casos de urgência, tenha em mãos o telefone de um lugar de confiança para você e seu bichinho.