Como tratar a hérnia abdominal?
A hérnia abdominal é uma condição que pode trazer bastante desconforto para o paciente. Em alguns casos os sintomas não incomodam, mas, em outros, as dores podem ser intensas e até mesmo incapacitantes.
De qualquer maneira, a busca pelo tratamento da hérnia abdominal deve ser realizada com agilidade. Assim, é possível recuperar a qualidade de vida de uma forma mais efetiva. Confira a seguir como é feito o tratamento da hérnia no abdome.
Qual é o tratamento da hérnia abdominal?
A hérnia abdominal só pode ser tratada por meio de cirurgia. Para entender isso, é preciso compreender como acontece a hérnia no abdome.
A condição é ocasionada por conta do enfraquecimento da parede abdominal. Por conta dessa falha no tecido muscular, é criado um orifício por meio do qual parte dos órgãos na cavidade abdominal é extravasado, gerando o nódulo característico da hérnia abdominal.
Para que a hérnia no abdome seja tratada, é preciso que esse orifício seja fechado — e o organismo não é capaz de fazer isso por conta própria. Logo, é necessário fazer uma hernioplastia para reforçar a estrutura enfraquecida na parede abdominal e, assim, tratar a condição de uma forma mais assertiva.
Atualmente, o médico especialista em hérnia pode utilizar três técnicas diferentes para tratar a hérnia no abdome. Saiba mais sobre cada uma delas:
Cirurgia aberta
Trata-se da técnica cirúrgica mais tradicional para o tratamento de hérnia no abdome. Nela, o cirurgião faz um corte no local onde surgiu a hérnia para ter uma visualização melhor e colocar os órgãos extravasados em seus devidos lugares. Em seguida, o médico reforça a musculatura com uma tela de polipropileno, impedindo o reaparecimento da hérnia.
Cirurgia laparoscópica
A cirurgia laparoscópica é um procedimento minimamente invasivo e figura entre as técnicas mais utilizadas no tratamento da hérnia abdominal. Neste procedimento, o cirurgião faz pequenas incisões ao redor da hérnia e utiliza uma câmera para ter uma visão completa da região abdominal.
A partir deste momento a cirurgia segue o mesmo protocolo da técnica aberta: o órgão extravasado é colocado no lugar e a musculatura reforçada com uma tela de polipropileno. Uma das principais vantagens da cirurgia laparoscópica é o pós-operatório, uma vez que a recuperação é concluída em um tempo menor do que o necessário após a cirurgia aberta.
Cirurgia robótica
A cirurgia robótica é o método mais avançado disponível atualmente para o tratamento da hérnia no abdome. Nesta técnica, o cirurgião controla um robô que repete os seus comandos no paciente, permitindo movimentações em 360 graus.
Um dos diferenciais da cirurgia robótica é a qualidade da imagem emitida no visor do aparelho robótico. As imagens em alta definição e em três dimensões possibilitam um maior controle por parte do cirurgião ao longo do procedimento.
O tratamento da hérnia abdominal deve ser procurado assim que o abaulamento for percebido na região do abdome, mesmo quando o nódulo parece desaparecer quando o paciente não está fazendo um esforço físico — como depois de uma série de abdominais, por exemplo. A agilidade na busca por um centro médico especializado em hérnia é fundamental para evitar o encarceramento da hérnia, condição na qual o indivíduo sente bastante desconforto e que pode colocar a vida em risco.
Por agência WSI