Praticar algum esporte está se tornando um hábito de diversas pessoas. Enquanto algumas pessoas preferem realizar atividades em academias, existem outras pessoas que preferem não gastar muito dinheiro e se virarem com aquilo que tem em casa, praticando pedaladas ou, até mesmo, praticando corridas e caminhadas.
No caso das pedaladas, é importante destacar que são exercícios fundamentais para a perda de peso, redução das medidas e, além disso, para a tonificação dos músculos. É claro que, apesar de ser fundamental, não é a peça chave para que tudo isso aconteça, sendo assim, além do exercício, é indicado que o indivíduo tenha uma dieta equilibrada, rica em nutrientes e livre de gorduras saturadas.
Apesar de ser um exercício muito conhecido entre as pessoas, existem alguns cuidados que devem ser tomados para que nenhum tipo de acidente indesejado aconteça. Pensando nisso, separamos em nosso artigo alguns tópicos relacionados ao ciclismo, que com certeza farão com que você tenha mais cuidado ao se exercitar. Continue a leitura e saiba mais.
O que é o ciclismo?
Antes de falarmos sobre os cuidados relacionados ao ciclismo, é importante entender o conceito de tal exercício.
O ciclismo, que é um dos esportes mais conhecidos no mundo, teve origem na Inglaterra, em meados do século XIX, durante o período em que as bicicletas estavam sendo aperfeiçoadas para ganhar mais velocidade. É um esporte que conta com diversas modalidades, entre elas, as mais comuns são, ciclismo de estrada e competição.
Quais vantagens o ciclismo apresenta para a saúde?
Mesmo sendo um esporte muito conhecido e praticado por diferentes tipos de pessoas, existem indivíduos que não estão por dentro dos benefícios que tal exercício pode apresentar para a saúde.
Além de ser um exercício que impulsiona a perda de peso, a redução das medidas e a tonificação dos músculos, o ciclismo apresenta vantagens como, por exemplo: melhora na respiração e na circulação sanguínea, proteção do coração, regulação da pressão arterial, redução do impacto das articulações, melhora na saúde mental, dentre muitos outros.
Formas de proteção contra o sol durante o ciclismo
Agora que você já sabe o que é o ciclismo e quais benefícios ele pode apresentar para a saúde, é importante destacar que é um exercício que pode ser realizado em diferentes horários. No entanto, no caso de ser realizado durante o dia, são necessários alguns cuidados contra o sol. Confira:
Uso de óculos de sol
O uso de óculos para ciclistas é uma das dicas principais para a proteção contra o sol. Nesse caso, é importante destacar que existem diferentes modelos de óculos, com diferentes características, sendo assim na hora de comprar o óculos, o ciclista deve considerar todas as suas exigências, e certificar-se sobre a proteção das lentes.
Uso de bonés
Além do uso dos óculos, os bonés podem ser excelentes equipamentos de proteção contra o sol. Nesse cenário, é importante considerar se o boné está, de fato, encaixado na cabeça do ciclista, para que não corra o risco de voar com o vento. Além disso, o mais indicado é que o óculos e o boné sejam usados juntos, como uma espécie de kit contra a incidência do sol.
Uso de roupas com proteção UV
O uso de roupas com proteção UV também pode ser uma dica relevante para quem deseja se proteger contra o sol durante o ciclismo. Nesse caso, além de investir em blusas e camisetas desse material, é interessante que o ciclista invista em um visual inteiro com peças de proteção UV, para que não sofra com nenhum tipo de queimadura.
Aplicação de protetor solar de alto fator
Mesmo em caso de estar usando uma roupa com proteção UV, é indicado que o ciclista utilize protetor solar. Nesse cenário, ele deverá optar por um protetor solar de alto fator, capaz de garantir que nenhum tipo de queimadura seja ocasionada. Além disso, a junção do protetor solar, com as roupas de proteção UV, com o boné e com o óculos de sol, fará com que o motociclista esteja preparado para percorrer qualquer distância, mesmo com sol.
Equipamentos de segurança essenciais para o ciclismo
Tendo em vista o conceito de ciclismo, quais benefícios ele pode apresentar para a saúde e quais são as principais formas de se proteger do sol durante longas distâncias, é importante destacar que existem alguns equipamentos de segurança que são recomendados, como, por exemplo, os que separamos a seguir, confira:
Capacetes
O primeiro equipamento que devemos considerar ao pensar no ciclismo são os capacetes. São itens de segurança essenciais, que atuam na proteção contra possíveis quedas e lesões.
Joelheiras e cotoveleiras
As joelheiras e cotoveleiras, apesar de serem equipamentos esquecidos por diversos ciclistas, são importantes para a proteção. Isso porque, elas atuam diminuindo a possibilidade de lesões graves em casos de quedas, já que costumam ser almofadadas.
Luvas
Assim, como as joelheiras e as cotoveleiras, as luvas também costumam ser almofadadas, e são importantes para ajudar a absorver o impacto, o qual pode causar dores nas mãos, nos braços, no ombro, nas costas e até no pescoço.
Por fim, agora que você já sabe um pouco mais sobre os tópicos relacionados ao ciclismo e sobre as formas de se proteger do sol durante longas distâncias, considere algumas das dicas acima e faça com que praticar o exercício se torne algo prazeroso.