Ter um filho é um dos principais sonhos das mulheres brasileiras. Atualmente, 86% das mulheres em idade reprodutiva têm planos para ser mãe em algum momento, com 14% preferindo não ser mãe. Ainda que essa porcentagem esteja em crescimento, ainda é muito baixa e representa uma minoria de todas as mulheres do Brasil (que, claro, têm todo o direito de expressar e seguir seus desejos e planos individuais). No entanto, ter um filho não é um processo fácil. A gravidez já é complicada, com seus desafios próprios, mas depois do nascimento ainda é necessário que a mamãe saiba como se cuidar após o parto.
Existem alguns cuidados básicos que o Ministério da Saúde recomenda para as mulheres no puerpério (o período pós-parto). A saúde das mulheres ainda está um pouco debilitada, pois o parto é um processo muito intenso. Há muitas modificações no corpo e uma série de situações que podem levar a algum tipo de problema. Por isso, é importante se preparar para uma rotina de cuidados nessa fase.
Quer saber como se cuidar após o parto? Então siga a leitura abaixo!
Como se cuidar após o parto: 5 dicas
1. Mantenha o uso da cinta
É comum o uso da cinta para gestante durante o momento da gravidez. Esse tipo de material ajuda a melhorar a postura da grávida, ajuda na circulação e também a lidar com o peso do bebê sem apertar a barriga.
No entanto, assim que o parto acontece, muitas mulheres deixam a cinta de lado. Isso é um erro, já que a cinta também ajuda no pós-parto (mesmo que sejam modelos específicos para isso). Portanto, é importante usar a cinta mesmo nesse momento, especialmente nos primeiros dias, em que o útero ainda está inchado e vai diminuindo de tamanho aos poucos.
2. Cuidado com os seios
Os seios estão entre as partes do corpo da mulher que mais sofrem alterações durante a gravidez. Afinal, eles passam a produzir o leite materno para a alimentação da criança e recebem bombas de hormônio do nosso corpo. No entanto, toda essa situação e a pressão causada pelo bebê ao se alimentar pode gerar problemas como a mastite puerperal, uma infecção nas glândulas mamárias. Esse é um caso relativamente bem frequente e que vale ficar de olho nos sintomas. Nesse caso, se sentir dor ou ver um vermelhidão nos seios, contacte o seu ginecologista.
3. Atenção com a higiene íntima
Poucos médicos explicam isso por ser um assunto meio tabu, mas é necessário que as mães tenham um cuidado especial com a higiene íntima nos primeiros dias do puerpério. O que acontece é que uma secreção vaginal específica acontece nesses primeiros dias. Ela é inicialmente vermelha e vai clareando até ficar imperceptível e sumir. Essa secreção, chamada de loquiação, precisa ser limpa com frequência, usando água e sabão neutro. Muitas mulheres usam absorventes no período, trocando-os de quatro em quatro horas, justamente por causa disso.
Portanto, tenha um cuidado especial com essa situação, de modo a garantir que não haverá nenhum problema em específico nesse departamento.
4. Cuide das dores pós-parto
É normal sentir dores no pós-parto. Tanto o normal, quanto a cesária, podem gerar cicatrizes, pontos e uma série de dores que variam de intensidade dependendo de cada caso e cada pessoa. Por exemplo, o útero leva algum tempo para diminuir de tamanho e esse processo é feito com contrações (que parecem muito às da cólica menstrual). As cicatrizes do parto também doem um pouco (e inclusive precisam ser cuidadas com alguma atenção). Isso sem falar, claro, de problemas específicos como infecções ou mastite.
Por isso, é importante que a recém-mãe tenha um bom período de descanso nesses primeiros dias, de modo a poder recuperar o corpo por completo e não deixar que essas dores evoluam para algo mais sério.
5. Tenha cuidado com a alimentação
A alimentação pode ser um problema para a mulher após o parto. Ainda é normal sentir náuseas e até vomitar nesse período, uma vez que o procedimento do parto é muito sério. O ideal é ter uma alimentação com base em comidas de fácil digestão e com bastante água na composição. Isso inclui sopas em períodos frios ou melancia e melão em períodos mais quentes.
Sucos e água são recomendados para poder reduzir o inchaço da gravidez e aumentar a produção do leite materno, enquanto gordura e açúcar devem ser evitados. Depois que os problemas intestinais passarem, é hora de adicionar legumes, verduras e carnes magras na alimentação, incluindo peixes.
Essas são as principais dicas de como se cuidar após o parto, mas não são todas. Ainda existem alguns elementos a considerar dependendo de como foi o parto, de alguns contextos únicos de cada caso e muito mais. Por isso, o mais indicado é falar com a equipe médica para que ela acompanhe o período pós-parto com indicações de como conduzir melhor esse momento.
E aí, gostou do conteúdo? Então comente abaixo com a sua opinião sobre o assunto!