O Brasil é o maior produtor de café do mundo, além de exportar para diversos países, portanto sua população é reconhecida por adorar café como nenhuma outra. Afinal, é comum ter o café preto ou misturado ao leite no café da manhã ou tarde do brasileiro. Essa é uma tradição que vem ocorrendo há séculos. Porém, como saber se você está exagerando na cafeína com todas essas pequenas “coisas de brasileiro”.
Muitos não reconhecem o que é a cafeína em si e seus poderes, além de poder ser muito maléfica quando consumida em grande excesso. Algo que vale lembrar, porém, é que o excesso de qualquer comida ou bebida, seja ela saudável ou não, pode causar malefícios eventualmente. O café não fica para trás, porém ele não é o único que contém a cafeína em sua composição.
Se alguém toma café e outras bebidas ou alimentos com cafeína todos os dias, esse indivíduo deve se questionar como saber se você está exagerando na cafeína e tentar melhorar esses hábitos. Entenda um pouco sobre o que a cafeína é em si, onde ela é usada e como saber se há um exagero ou não dessa substância. Existem diversos malefícios apresentados por ela, comprovados por profissionais.
O que é a cafeína
A cafeína, produzida em locais como Café Fazenda Floresta, é um composto ou fitoquímico que oferece a oportunidade de melhorar a atenção, prover energias para o corpo humano, estimular o estado alerta e, em geral, ajudar uma pessoa a se sentir mais acordada. Ou seja, a cafeína não é maléfica por si só, porém seu consumo deve ser responsável, assim evitando possíveis malefícios.
Há um consenso que o café é a bebida número um quando falamos sobre a cafeína, porém existem diversas outras bebidas que podemos mencionar ao falar sobre esse composto. A cafeína está presente no refrigerante, principalmente os de guaraná, por estar naturalmente presente no fruto. Ela está presente no grão do café, no guaraná, no chá verde, na erva mate e no cacau.
Ou seja, todo alimento que usa esses ingredientes em sua composição terá um certo nível de cafeína. Portanto, ao tomar refrigerantes, bebidas quentes como cappuccino ou café, é necessário atenção. Assim, ninguém precisa se questionar como saber se você está exagerando na cafeína.
Veja maneiras de como saber se você está exagerando na cafeína
Sabendo que a cafeína afeta diretamente o cérebro e ajuda a melhorar a capacidade de concentração e manter o organismo acordado, podemos compreender que ela funciona como um estimulante poderoso no corpo humano.
Porém, nem sempre isso é algo benéfico quando for constantemente consumida sem responsabilidade. Se alguém consome cafeína ou produtos com esse composto todos os dias, precisa começar a se questionar como saber se você está exagerando na cafeína.
Ansiedade em excesso
Quando alguém consome grandes níveis de cafeína constantemente, o cérebro dessa pessoa irá viver quase que o dia todo ligado e concentrado. Portanto, a possibilidade de seus níveis de ansiedade aumentarem é grande.
Seu cérebro vai funcionar duas ou três vezes mais rápido que o normal, causando grandes níveis de correntes de pensamentos contínuos que acabam estressando a pessoa e causando a ansiedade.
Falta de sono
A falta de sono é um dos principais sintomas de como saber se você está exagerando na cafeína. O sono vai embora por conta da necessidade de se manter acordado, já que a cafeína provém o corpo com um grande nível de energia.
Essa energia pode ser boa durante o dia, no trabalho ou durante os estudos, porém não é recomendável ingerir todos os dias, várias vezes ao dia. A cafeína não permite que a adenosina, a substância química que ordena a fadiga do corpo humano, seja produzida em níveis naturais.
Níveis de estresse altos
Assim como a ansiedade, o estresse aumenta quando alguém consome cafeína em excesso. De maneira científica, isso ocorre por conta do excesso de cortisol liberado no organismo. Esse hormônio aumenta os níveis de estresse e faz com que alguém se torne vigilante e não sinta sono.
O perigo de exagerar na cafeína
A cafeína contém muitos benefícios quando consumida de forma inteligente e moderada como, por exemplo, duas ou três vezes por semana em dias intercalados. Porém, quando consumida constantemente ela pode apresentar todos malefícios apresentados e mais.
Além do estresse, ansiedade, falta de sono e até de apetite, a cafeína pode causar grandes problemas intestinais e até levar a problemas muito mais sérios. Por conta de acelerar a adrenalina, a cafeína pode vir a causar um infarto no consumidor frequente.
A adrenalina contribui com a aceleração do coração e necessita ser gastada assim que consumida, porém, a maioria das pessoas não faz isso. Vale lembrar que existem modos de diminuir a cafeína ou não consumi-la mais e até mesmo tomar café descafeinado. Consumir com responsabilidade é o modo de nunca ter que se questionar como saber se você está exagerando na cafeína.