A ansiedade é uma companheira terrível, não é verdade? Mas até mesmo para ela há solução. Uma maneira fácil de deixar de ser ansioso é utilizando produtos naturais, como é o caso da planta Ashwagandha (que inclusive está disponível no site da BioHigh).
Além disso, existem métodos que são capazes de auxiliar ainda mais nesse tratamento. As técnicas meditativas, por exemplo, são ótimas para isso, assim como se manter no momento presente.
Outra maneira de se ver livre desse mal durante a quarentena é fazer o seu melhor. Assim você ficará um pouco mais tranquilo sobre se está ou não infectado, pois está tomando todas as medidas possíveis.
Gostou dessas dicas básicas? Aproveite para aprender um pouco mais!
A razão de ficarmos ansiosos na pandemia
A ansiedade é muito importante para nossa sobrevivência. Aliás, é só por causa dela que estamos aqui, com essa sociedade desenvolvida e produtiva. Sem ela, é provável que a humanidade teria sido extinta a milhares de anos.
Em resumo, a ansiedade serve para nos colocar em modo de “alerta geral”. Portanto, ela liga todos os sistemas de defesa de nosso corpo, assim como o prepara para o famoso “lutar ou correr”. É por isso que nosso coração bate mais forte, nossa pupila se dilata e sentimos uma sensação de perigo constante.
Embora sejam modificações interessantes em alguns momentos, com certeza não é um estado para se ficar o dia todo. Aliás, isso causa vários problemas, tanto físicos quanto mentais. Uma pessoa ansiosa pode desenvolver problemas cardíacos e depressão com mais facilidade.
São por esses e outros motivos que você deve tratar a ansiedade logo no início!
Controlando a ansiedade com o momento presente
O momento presente é tudo o que temos. O futuro ainda não existe, e o passado já passou. Além disso, é o presente que vai formar o seu futuro, ou seja, só depende de você torná-lo bom.
A ansiedade é uma inimiga que ataca nos momentos mais oportunos. Está tomando banho? Ótimo momento para pensar no que vai acontecer no próximo mês. Hora de jantar com a família? Certo, mas antes vamos visualizar todos os nossos entes queridos sofrendo pela doença.
Perceba o seguinte: todos esses pensamentos, imagens e diálogos mental são infundados e aleatórios. Aliás, você não consegue prever o futuro — se conseguisse, ganharia todas as vezes na loto —, sendo mais uma consideração a ser feita.
Sabe quando esses pensamentos não aparecem? Justamente quando focamos no presente. Portanto, sinta a água tocar sua pele enquanto lava a louça, perceba as cores dos móveis da sua casa e foque nos mínimos detalhes.
A sensação de calma vem naturalmente!
Faça o melhor que puder no dia a dia
Se você está com medo de contrair a infecção, foque nas coisas que você pode controlar — e abandone todo o resto.
Você não pode controlar quais produtos do supermercado estarão contaminados, mas com certeza pode higienizá-los ao chegar em casa. Da mesma forma, não sabemos em quais locais o vírus está presente, mas podemos usar máscara e higienizar as mãos com álcool em gel após sair na rua.
Na pior das hipóteses, ou seja, aquela em que você contraiu o vírus, foque em não espalhar a doença por aí. Dessa forma, você estará sempre focado no momento presente, e não dará brechas para a ansiedade atacar.
Seja racional em suas atitudes, siga as orientações do órgão de saúde e aproveite cada dia. Afinal de contas, é possível sim sair melhor da pandemia!
Técnica simples de meditação para ansiedade
Existem muitas técnicas de meditação que ajudam com a ansiedade. No entanto, a mais eficaz é, justamente, a mais simples de ser praticada: basta focar em sua respiração.
Ao fazer isso, você vai perceber tudo o que se passa em sua mente. Dessa forma, vai conseguir entender a raiz de sua ansiedade, seu padrão de pensamento atual e até se conhecer um pouco melhor.
Assim, além de afastar a ansiedade ao focar na respiração (a melhor âncora para o momento presente) você ainda adquire sabedoria. Vale notar que esse é o fundamento do budismo zen, uma tradição com centenas de anos de existência.
Se reúna com quem você ama de modo virtual
Não é porque estamos longe que precisamos ficar separados, não é verdade? E nesse quesito a internet ajuda bastante.
Quando ficamos sozinhos por muito tempo, acabamos por nos tornar ansiosos e estressados. A razão disso? Somos animais sociais, e como tais precisamos de contato humano (mesmo com um vírus perigoso à solta).
Uma maneira excelente de entrar em contato com quem você ama, sem expor você e o outro em perigo, é pela via digital. Existem programas excelentes — e gratuitos — para você fazer isso.
Veja uma pequena lista:
● Google Meets
● Zoom
● Skype
● HangOuts
Bem facinho ficar perto da pessoa querida, não é mesmo? Essa aproximação virtual é uma maneira poderosa para manter sua saúde mental durante a pandemia.
E aí, gostou do conteúdo? Aproveite para compartilhar com seus amigos ansiosos!