Nem sempre é uma tarefa fácil identificar os sintomas de um infarto, pois por mais que sejam os mesmos em praticamente todas as pessoas, existem grupos exclusivos que estes sintomas se manifestam de formas diferentes. Por essa razão é muito importante saber como identificar os principais sintomas de um infarto.
Os sintomas de um infarto ocorrem quando algum vaso sanguíneo do coração entope ou é bloqueado por coágulos ou placas de gordura, o que impede que o sangue passe e ocasiona a morte de células do coração.
Não existe uma idade certa para a ocorrência de um infarto, sendo mais comum em pessoas de ambos os gêneros com mais de 45 anos de idade que possuem diabetes, pressão alta, colesterol alto, que estão acima do peso ou que fumam.
E para que você saiba como identificar os principais sintomas de um infarto, neste artigo você encontrará informações sobre os sintomas mais comuns e sobre os que acontecem em alguns grupos exclusivos de pessoas.
Principais sintomas de um infarto
Todos estes sintomas de infarto são os principais que costumam ocorrer em qualquer pessoa, por exemplo, no caso de homens com mais de 45 anos, todos os sintomas indicados aqui são os principais. Veja quais são eles:
- Dor do lado esquerdo do peito em forma de pressão, pontada ou peso que pode se espalhar para o pescoço, costas, axila, braço esquerdo e, em alguns casos raros, braço direito;
- Sensação de formigamento ou de dormência no braço esquerdo;
- Dor no estômago;
- Sensação de mal-estar;
- Dor nas costas;
- Suor frio e pele pálida;
- Tonturas e enjoos;
- Tosse seca;
- Dificuldade para dormir;
- Respiração muito acelerada ou dificuldade para respirar.
Todos os sintomas acima costumam aparecer após ou durante a realização de atividades físicas ou qualquer tipo de esforço físico, durante ou após as refeições e em momentos de estresse.
Como identificar os principais sintomas de um infarto em mulheres
Os sintomas de infarto em mulheres, apesar de serem os mesmos citados acima, podem ocorrer de forma mais leve, o que muitas vezes faz com que sejam confundidos com má digestão, indisposição ou apenas um mal-estar passageiro.
Os batimentos cardíacos ocorrem de forma irregular e as dores no peito e no braço se manifestam de forma muito mais leve, por essa razão, o diagnóstico de infarto em mulheres costuma demorar muito mais para ser identificado.
As chances de infarto em mulheres são muito menores do que em homens, todavia essas chances aumentam após o início da menopausa, pois a produção de estrogênio diminui consideravelmente.
Como identificar os principais sintomas de um infarto em jovens
Mesmo que a ocorrência de infarto seja maior em homens e mulheres com mais de 45 e 50 anos, no caso de pessoas com menos de 40 anos também pode acontecer, por conta de alterações genéticas que causam alterações no metabolismo da circulação sanguínea.
Os riscos são ainda maiores quando o jovem em questão leva uma vida com hábitos poucos saudáveis, como o consumo excessivo de álcool, poucas práticas de exercício físico, tabagismo e obesidade.
Quanto aos sintomas, estes costumam ser os mais comuns já mencionados, mas os que costumam predominar são o formigamento no braço esquerdo, enjôo, tontura, suor frio, pele pálida e um aperto intenso no peito.
Acontece que no caso dos jovens geralmente ocorre o infarto fulminante, o qual surge de repente e, muitas vezes, pode levar a óbito antes mesmo de ocorrer o atendimento médico.
Como identificar os principais sintomas de um infarto em idosos
Geralmente o infarto nos idosos vem de forma mais silenciosa e com sintomas muito mais brandos, os quais costumam persistir por vários dias como falta de ar, alteração nos batimentos cardíacos, suor excessivo, pele pálida e desconforto no peito.
Contudo, não é uma regra que os sintomas apareçam dessa forma em idosos, podendo aparecer também dores mais intensas no peito e formigamento no braço esquerdo.
Levar hábitos de vida mais saudáveis reduz significativamente as chances da ocorrência de infartos e outras doenças cardiovasculares em idosos.
Qual o momento certo de procurar um médico?
Quando qualquer pessoa apresentar uma dor intensa que vai da região da boca até a região do umbigo que tiver mais de 20 minutos de duração, é necessário ligar para o SAMU (192), ir até o hospital mais próximo ou buscar uma clínica com especialista em cardiologia o mais rápido possível, como a Clínica São Paulo, por exemplo.
Nunca tome aspirinas para dor enquanto aguarda o atendimento médico e, no caso de perda de consciência da pessoa, é indicado que a massagem cardíaca seja feita até a chegada dos profissionais, pois isso aumenta as chances de sobrevivência do paciente.
Agora você já sabe tudo sobre como identificar os principais sintomas de um infarto em todos os tipos de pessoas e como proceder no caso da ocorrência de um em alguém próximo a você.