Confira 3 dicas para conquistar o tão sonhado tanquinho.
Para ter a barriga definida é necessário alinhar alimentação e atividade física, pois os gominhos só começam a aparecer após a eliminação de toda a gordura acumulada no abdômen e tonificação dos músculos. Não é uma tarefa difícil, porém ter persistência e disciplina é essencial.
Se você se assustou com as primeiras informações, fique tranquilo. A seguir, veja dicas práticas para conseguir conquistar aos poucos a tão sonhada barriga definida. Mas lembre-se que você não pode desistir. Os cuidados com o seu corpo precisam permanecer por pelo menos 3 meses, tempo estimado para começarem a aparecer os resultados.
Outro ponto importante é que a barriga chapada só fica aparente quando o percentual de gordura estiver baixo e, na maioria dos casos, para as mulheres é necessário chegar a cerca de 15% e, para os homens, 12%.
Para fazer este cálculo, um nutricionista pode te ajudar. Inclusive, profissionais da saúde e educadores físicos são importantíssimos para te direcionar nesse processo. Agora vamos para a parte mais prática. Veja a seguir dicas para ficar com a barriga definida.
1 – Principais pontos para ter uma barriga definida
Como citado acima, é imprescindível regrar alimentação e atividade física. Sendo assim, faça todos os dias uma checklist para analisar se você está realmente conseguindo seguir todos os passos essenciais para ter a barriga definida.
Portanto, pergunte-se todos os dias:
· Estou comendo muita gordura?
É necessário perder peso, caso a quantidade de gordura do seu corpo esteja alta.
· A minha alimentação está correta?
O nível calórico da dieta precisa ser reduzido, as gorduras saturadas e trans devem ser eliminadas e os carboidratos simples excluídos da sua alimentação.
· Já pratiquei exercício físico?
É necessário gastar bastante energia fazendo atividades físicas regularmente.
Agora que você conhece os principais pontos para ter a barriga chapada, continue lendo e veja mais detalhes.
2 – Alimentação correta para conseguir ter a barriga trincada
Para ter uma barriga tanquinho, você vai precisar queimar mais energia do que consumir. Além disso, beber bastante água e fazer refeições regulares é muito importante também.
Resumidamente, seguem algumas dicas práticas:
· invista em alimentos termogênicos, como canela e gengibre. Eles aceleram o metabolismo;
· beba bastante água. Geralmente, a média é de 2 litros por dia. Isso ajuda a regular o intestino e a manter os órgãos saudáveis;
· evite comer gorduras presentes nos alimentos industrializados, gorduras de carne e manteigas. O mais indicado é a gordura boa presente em alimentos naturais, como abacate, óleo de coco, oleaginosas e azeite de oliva;
· faça refeições a cada 3 horas;
· troque a farinha branca pela integral;
· coma alimentos ricos em proteína.
3 – Exercícios físicos para trincar a barriga
Os gominhos só vão aparecer na sua barriga depois de perder toda a gordura localizada na região e, para isso, não vai adiantar você focar somente em exercícios que trabalham o abdômen. É necessário trabalhar o corpo inteiro para queimar reservas existentes.
Para queimar a gordurinha indesejada, faça exercícios aeróbicos e tente buscar atividades que você goste, para você sentir vontade de fazer sem desistir. Além disso, pratique no mínimo 3 vezes na semana.
Outro detalhe importante é que também é indicado fazer treinos que exigem força, pois isso gera mais massa muscular e ajuda a queimar calorias, até quando o corpo estiver em descanso.
Apesar da importância dos exercícios aeróbicos e de força, atividades focadas no abdômen não são dispensadas. Elas também são importantes para intensificar o desenvolvimento muscular. Veja, a seguir, algumas opções de exercícios para trabalhar todos os músculos do abdômen:
· abdominal remador;
· abdominal canivete;
· abdominal cruzado;
· abdominal com elevação do quadril;
· prancha lateral;
· prancha trocando os ombros.