Assim como os humanos, animais podem adquirir várias doenças ao longo da vida e, infelizmente, o câncer é uma dessas doenças que comumente afeta os cães.
Os tumores de mama em cadelas, por exemplo, são mais comuns do que muitas pessoas possam imaginar. Isso ocorre muito mais com cachorros do sexo feminino que possuem uma idade mais avançada, durante seu estágio adulto ou idoso, porém pode se desenvolver por conta de um simples ato que não foi realizado antes de seu primeiro cio ocorrer mais cedo em sua vida.
O ‘Outubro Rosa’ é o nome da campanha que simboliza a luta contra o câncer de mama no mundo todo.
O movimento também é importante para alertar sobre a doença em gatinhas, cadelas e outras espécies de animais além dos seres humanos.
Apesar de não parecer necessário, é algo extremamente comum entre as cadelas, gatas e outros animais mamíferos, sendo assim os donos que amam seus pets precisam se atentar cada vez mais com o passar dos anos e tomar ações para prevenir que isso ocorra no futuro por meio da castração antes do primeiro ano de vida da cadela.
Os tumores de mama são extremamente preocupantes, pois variam entre quando aparecem ou não. Muitos animais não mostram sinais de dor, cansaço extra ou qualquer sintoma do tipo antes que já seja tarde demais para um tratamento que elimine o tumor de seu corpo.
Muitos tumores podem chegar até 15 centímetros de diâmetro e, infelizmente, podem necessitar de uma cirurgia ou podem não serem tratados por conta de seu estágio avançado, levando o animal ao óbito eventualmente.
Sendo assim, um dono que se preocupa com sua cachorra precisa sempre se manter atento para essa doença muito comum nos cães, como identificar ela, como ocorre o tratamento e como prevenir ela antes que ela ocorra e possa se espalhar para outros locais do corpo.
O que é o câncer de mama e os tumores em cadelas?
Assim como em seres humanos do sexo feminino, as cadelas podem ter o câncer de mama, ou tumores de mama, que é uma doença presente na vida de diversas cachorrinhas, principalmente se elas tiverem acima de 7 anos de idade.
As raças que possuem grande incidência desse caso seriam Poodle, Pastor Alemão, Cocker Spaniel. Também é preciso definir os cães sem raça como outro tipo de cachorro que pode sofrer muito com esse tipo de câncer.
Apesar do câncer de mama em cadelas ser comum, não é preciso automaticamente se desesperar caso ele seja identificado em um animalzinho.
Isso por conta do fato que nem todos os tumores são considerados malignos e também já há muitos veterinários especializados nessa área da oncologia que tratam apenas de cadelas com problemas de mama e outros tipos de câncer.
Além disso, é preciso notar que até cães machos podem sofrer com essa doença e, mesmo que mais raro, não é algo que deve ser ignorado.
Portanto, quando uma pessoa repara algo estranho sobre as mamas de seus animais, seja macho ou fêmea, é preciso levar o pet até um veterinário.
Como identificar os tumores de mama em cadelas?
Para identificar os tumores de mama em cadelas e até em machos é preciso apalpar as mamas a cada 2 meses para descobrir nódulos pode ser o início de uma prevenção caso o animal já tenha mais de 5 anos, pois a partir desse momento, independente do porte do cão, é possível que o câncer ocorra.
Porém, para um diagnóstico mais exato, o ideal é levar o cão até um veterinário especialista em oncologia.
Nesse caso, há duas opções para descobrir o câncer: a citologia, usando Raio-X portátil para identificar a presença de câncer no animal ou a biópsia, que necessita que o animal seja anestesiado, é mais invasivo, devido ao exame histopatológico.
Como tratar os tumores de mama em cadelas?
A maioria dos tratamentos contra os tumores de mama em cadelas e machos precisa ser feita por meio de uma cirurgia chamada de mastectomia radical. Por meio dela, o tumor é retirado e enviado para o exame histopatológico.
Dessa forma, uma análise sobre o quão maligno o tumor é e qual tipo de tumor o animal possui será feita. Caso o tumor realmente seja um câncer, o pet precisa passar pela quimioterapia pós-operatória.
Quanto à prevenção, o que é melhor?
Pode parecer exagero, porém o mais ideal é que o animal seja castrado antes de seu primeiro cio, no caso das cadelas, ou antes de seu primeiro ano, no caso de machos.
Isso por conta do fato de tumores em cães serem causados especificamente por conta de seus hormônios, sendo assim é preciso evitar a doença fazendo a castração o quanto antes.
Estudos demonstram que as cadelas castradas possuem um risco de apenas 0,5% de terem tumores de mama.