Se você pretende emagrecer em 2021, um bom hábito que pode te ajudar é o de comer mais saladas, legumes e vegetais.
Você provavelmente já sabe disso.
Mas pode ser que não coma saladas porque elas parecem alimentos sem graça, sem gosto, e sem sabor.
Muito menos gostosas do que aquela barra de chocolate que você tem no armário, por exemplo.
E é claro que comer uma folha de alface murcha, sem nenhum tempero, realmente não é nada apelativo.
Felizmente, sua salada não precisa ser assim.
Pois, se você montar corretamente sua salada, e temperá-la bem, as suas saladas podem ser poderosas aliadas para sua dieta low-carb.
Pois elas podem ajudar a fornecer saciedade na sua dieta cetogênica, sem com isso fornecer grande quantidade de carboidratos ou calorias.
3 Bons Motivos Para Comer Saladas
Existem bons motivos para comer saladas e vegetais.
O que inclui não apenas as chamadas saladas que chamamos “frias” (como rúcula, alface, tomate, pepino, e outras).
Mas também outros legumes e hortaliças baixas em amido (como brócolis, couve-flor, e berinjela) — que podem ser refogados, cozidos, feitos em antepasto, e muito mais.
O consumo de vegetais tende a ser benéfico por diversos motivos.
O primeiro diz respeito à saciedade.
Pois as folhas, legumes e hortaliças são ricas em fibras e água, que ajudam a fornecer essa sensação.
Além disso, seu consumo tende a diminuir a velocidade de esvaziamento gástrico.
Isto é, a velocidade com que a comida é digerida por você.
O que também colabora para você se sentir saciado por mais tempo.
O segundo motivo diz respeito ao fato de que, para muitas pessoas, elas ajudam a se livrar dos problemas com o intestino preso.
(Embora essa não seja uma solução para todas as pessoas, pode ser útil experimentar.)
O terceiro motivo diz respeito aos nutrientes dos vegetais.
Isso porque eles são ricos em vitaminas, minerais, e mesmo alguns fitonutrientes.
(Que são elementos que não são encontrados em outras fontes.)
Por fim, podemos citar que muitos vegetais são baratos, fáceis de serem preparados, e complementam muito bem sua refeição.
Ou seja, não tem por que você não comer salada, ou mesmo vegetais cozidos, todo dia — se você quer emagrecer sem contar calorias.
Como Montar Sua Salada Saudável
Agora que já vimos 3 bons motivos para comer saladas, vamos ver como você pode montar sua salada com facilidade, praticidade e sabor.
Para começar, nossa sugestão é escolher uma “base” para sua salada dentre as inúmeras folhas que existem — ou mesmo legumes como tomate e pepino. Isso vai servir para fornecer saciedade devido à grande quantidade de fibras desses alimentos.
Também adoramos opções que adicionem mais crocância à nossa salada, como oleaginosas (como castanhas, amêndoas, e amendoins), ou mesmo alguns legumes como cenoura ralada, beterraba e cebola (especialmente cruas). Cubos de bacon bem fritos e sequinhos vão muitíssimo bem também.
Além disso, para pessoas que acham que saladas são sem graça, é possível adicionar e variar muito o sabor de suas saladas com medidas simples.
Por exemplo, azeitonas, pimentões e palmitos são ótimas opções de incremento.
E queijos, desde os mais simples (como o queijo branco) até os mais curados e fortes (como o gorgonzola e o grana padano) podem deixar sua salada com uma impressão totalmente diferente.
Isso sem nem entrar no mérito dos inúmeros temperos liberados, como: azeite, sal, orégano, pimenta, tomilho, manjericão, sálvia e cúrcuma, dentre outros.
Por fim, ainda é possível deixar nossa salada com muito mais “sustância” ao adicionarmos boas fontes de proteínas ou gorduras.
Dentre as proteínas, adoramos peixes em lata (como atum, sardinha, bacalhau e cavala), ou peixes crus em cubos (atum, salmão, e peixe branco são opções comuns).
Ainda podemos citar alguns derivados do leite mais pastosos, como o cottage e a ricota, e alguns fermentados integrais, como o iogurte grego e o skyr.
Ou mesmo ovos cozidos (de galinha, de pata, de gansa ou de codorna) — sendo que pessoas vegetarianas ainda podem optar por usar tofu ou algum tipo de proteína de soja texturizada.
Já para mais gordura, temos os queijos gordos e os iogurtes integrais (conforme já falamos anteriormente), além de abacate, azeite de oliva, e uma boa maionese caseira.
A mensagem final que queremos deixar nesse post é que você não precisa complicar demais sua vida para conseguir ter uma refeição verdadeiramente saudável e saborosa.
A lista acima serve principalmente como inspiração para que suas saladas fiquem cada vez mais gostosas, saciantes e alinhadas com seus objetivos de saúde e boa forma.
Afinal de contas, ninguém merece ficar comendo “comendo mato” sem sabor e sem alegria, não é mesmo?
Coma saladas mais gostosas e você terá mais facilidade em adicionar este hábito à sua rotina de alimentação saudável.