Não é de hoje que muitas pessoas sofrem com problemas de autoestima, porém o lado bom é que ultimamente a baixa autoestima, junto de outros problemas como por exemplo ansiedade e depressão vem sendo debatidos com mais frequência.
Embora a maioria desses problemas estejam interligados, hoje vamos focar em falar sobre como aumentar a autoestima naturalmente com pequenas ações no dia a dia.
A baixa autoestima não afeta apenas a aparência das pessoas, mas também está ligada com o sentimento de incapacidade, com o medo de errar, com o medo de tentar coisas novas e falhar, com a falta de confiança em si mesma, com a rejeição das próprias limitações, com o medo de ser rejeitado por outras pessoas, dentre outras limitações causadas pela baixa autoestima.
A autoestima compõe os seguintes pontos em uma pessoa:
- O reconhecimento e valorização de suas próprias conquistas e qualidades
- A opinião que a pessoa tem de si mesmo
- A satisfação da pessoa com sua identidade
- A satisfação da pessoa com sua aparência
A baixa autoestima pode ser percebida pelos seguintes sintomas:
- Timidez em excesso
- Estar sempre se comparando a outras pessoas
- Procura estar sempre sendo elogiado por outras pessoas, de uma forma exagerada
- Não conseguir comemorar e aceitar suas próprias conquistas
- Ser muito perfeccionista
- Depender de alguém, seja romanticamente ou amigavelmente para ser feliz
- Ser suscetível à preguiça e procrastinação
- Não conseguir lidar com críticas a sua pessoa
- Ser duro consigo mesmo e mole com outras pessoas
- Não confiar em sua própria opinião
- Pôr em alta seus próprios defeitos e as qualidades de amigos e familiares
- Sentimento de culpa constante
Alguns pontos que podem ter ocorrido na infância também podem colaborar para a baixa autoestima no futuro, sendo alguns deles:
- Abusos
- Muitos castigos de forma exagerada
- Falta de elogios
- Violência psicológica e física
- Intimidações constantes
- Falta de incentivos
- Estar em uma família onde as pessoas são preconceituosas
- Regras familiares muito severas
- Estar sempre estressado ou desesperado por alguma outra pessoa
- Ser negligenciado
- Sofrer algum tipo de preconceito na escola ou em qualquer outro ambiente
Se uma criança cresce ouvindo que não é boa suficiente em nada, rodeada de críticas, sem que seu responsável reconheça o todo o esforço dessa criança para desenvolver tal coisa, será extremamente difícil para que futuramente essa criança consiga se sentir confortável consigo mesma.
Dessa forma ela vai sempre depender de alguém para se dar bem consigo mesma.
A maioria das pessoas possuem autoestima baixa devido a não aceitar sua própria aparência, vivem procurando defeitos em si mesmas, querendo sempre seguir um padrão de beleza imposto pela sociedade mas nunca reconhecem sua própria beleza e qualidade.
O padrão de beleza imposto pela mídia é algo totalmente artificial e inalcançável! As pessoas se iludem acreditando que os corpos mostrados em televisão, redes sociais, capas de revistas e sites adultos são reais, quando tudo isso não passa de bons ângulos, photoshop e maquiagem.
Não devemos acreditar em tudo que vemos por aí! Na internet podemos encontrar tutoriais desde a criação de falsos peitos empinados e barriga tanquinho, quanto acessórios para aumentar o bumbum e outras regiões do corpo.
Esses corpos que encontramos na internet não são reais! Não existe corpo perfeito.
A baixa autoestima é algo que afeta qualquer pessoa, ela não escolhe idade, muito menos gênero para se manifestar. Homens, mulheres e crianças tendem a lutar contra esse mal diariamente.
Antigamente, problemas psicológicos eram considerados frescura, mas a realidade é que todas as pessoas precisam de tratamentos terapêuticos para praticar melhor o autoconhecimento e auto aceitação de si mesmo, para desenvolver amor próprio.
Uma pessoa sem amor próprio tende a se submeter a situações precárias durante sua vida, por achar ser merecedora daquilo, sendo que não é!
Dicas de Como aumentar a autoestima naturalmente com pequenas ações no dia a dia
- Pare de comparar com outras pessoas
Perder tempo se comparando com outras pessoas, se perguntando o que ela tem que você não tem, só vai te deixar pra baixo e fazer com que você se sinta mais inferior ainda às outras pessoas.
Pare de acreditar que a vida que você as pessoas postam em suas redes sociais é verdade, pois não é!
- Seja autoconfiante
Busque forças em você mesmo para seguir em frente e conquistar seus objetivos! Não espere que os outros façam por você, o que você tem que fazer por você mesmo!
- Seja grato
Pratique mais a gratidão. Quando começamos a ser mais gratos, conseguimos seguir os dias com mais leveza e dedicação.
- Passe a comemorar suas vitórias
Comemore cada conquista realizada por você, seja ela pequena, como conseguir levantar de sua cama, quarto grande, como a realização de um sonho! Lembre-se que cada pessoa tem seu próprio tempo, não se apresse para realizar seus objetivos!
- Na questão da aparência, não tenha medo de ousar! Use o que você se sentir confortável, como vestidos decotados ou curtos, saia longa com cropped, dentre outras peças que você goste!