Existem alergias de todos os tipos, no entanto, as alergias relacionadas a poeira e pêlos de animais são as mais comuns. Estima-se que no Brasil, cerca de 30% da população sofre com alergias respiratórias. E essas pessoas precisam pensar em como adaptar a casa para quem sofre de crises alérgicas.
Essa porcentagem de 30% corresponde aos dados atuais, mas a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia estimou que em 2050, 50% da população do Brasil vai ter algum tipo de alergia.
Quem possui algum tipo de alergia sabe como pode ser chato ter que lidar com esse tipo de problema. Quando se trata de alergia respiratória, isso pode ser ainda mais chato, pois você não sabe onde pode ter um agente causador de alergia.
Em qualquer lugar que você esteja pode ter poeira, pelo de animais, umidade e outras coisas que desencadeiam crises alérgicas.
Mas existe um lugar que você pode tentar controlar esses agentes causadores de alergias. Esse lugar é a sua casa. Você deve saber como adaptar a casa para quem sofre de crises alérgicas, com o objetivo de evitar ao máximo essas crises.
Com o objetivo de te ajudar a ter mais atenção com a sua residência, no que diz respeito a evitar crises alérgicas, desenvolvemos esse artigo que vai te dar dicas incríveis para você colocar em prática no seu dia a dia.
Como saber se você possui alguma alergia?
Você pode ter notado que em algumas situações e em certos ambientes podem desencadear uma sequência de espirros, tosse ou até mesmo outras reações piores.
Se isso acontece com frequência, você deve procurar um médico, com o objetivo de descobrir se você possui algum tipo de alergia. O médico vai te orientar a fazer alguns exames de laboratório para verificar suas alergias.
Você deve fazer esses exames em um local confiável, onde possua software para laboratório, pois dessa forma você vai conseguir resultados mais rápidos e precisos.
Dicas de como adaptar a casa para quem sofre de crises alérgicas
A seguir, veja algumas dicas de como adaptar a casa para quem sofre de crises alérgicas.
Limpe a casa semanalmente
A melhor forma de evitar crises alérgicas é limpando a casa regularmente. Muitas pessoas se questionam sobre a frequência ideal para limpar a casa, mas especialistas afirmam que você deve limpar os cômodos em geral, pelo menos uma vez na semana.
Aspire as áreas que você mais usa a cada 2 dias
Embora limpar a casa uma vez na semana possa ser ideal para a maioria dos cômodos, isso deve ser ainda mais frequente nos cômodos que você costuma ficar com mais frequência, como o seu quarto.
Uma boa dica é realizar uma limpeza geral uma vez na semana no quarto e aspira-lo a cada 2 dias, para evitar o acúmulo de poeira.
Lave roupas com produtos adequados
Alguns produtos com cheiros mais fortes podem desencadear crises alérgicas. Se você possui problemas com cheiros fortes, opte por produtos de limpeza, principalmente os que são usados para lavar roupas, sem perfume.
Evite mofo e bolor no banheiro
Para quem possui alergias respiratórias, o mofo pode ser um grande vilão. Esse problema costuma surgir em regiões úmidas da casa, como o banheiro. Sendo assim, tente manter o banheiro sempre limpo, para evitar a proliferação desses fungos.
Além disso, você pode usar peróxido de hidrogênio, ou vinagre para acabar com o desenvolvimento de mofo e bolor.
Se livre dos tapetes
Por mais que um tapete grande e bem peludo possa deixar o ambiente mais aconchegante, esse tipo de ambiente é ideal para o acúmulo de poeira, além de ácaros.
Se você sofre com crises alérgicas, elimine os tapetes de todos os ambientes, pois isso pode estar desencadeando as suas crises.
Considere deixar os animais de estimação do lado de fora da casa
Algumas pessoas sofrem com alergia ao pelo de animais, como gatos e cachorros. Se você possui animais em casa e percebe que crises alérgicas são desencadeadas quando você está próximo dos animais, tente mantê-los em um ambiente fora de casa, em uma varanda, no quintal, com uma casinha só deles.
Use capas nos travesseiros e colchões
Poeira e ácaros podem se desenvolver facilmente em colchões e travesseiros, visto que esses itens não são tão fáceis de limpar regularmente. Uma boa opção para evitar alergia nesses ambientes é higienizar esses itens e logo em seguida providenciar capas impermeáveis para colchões e travesseiros, pois dessa forma, esses itens se tornam mais fáceis de serem higienizados no dia a dia.
Não permita que fumem em sua casa
Além de prejudicar a saúde do fumante ativo e passivo, fumar dentro de casa pode desencadear sérias crises alérgicas.
Agora que você já sabe como adaptar a casa para quem sofre de crises alérgicas, tente colocar essas orientações em prática, com o objetivo de evitar ao máximo esse tipo de crise.