O colágeno é uma proteína fibrosa importante para a sustentação e firmeza do corpo. Ele é produzido naturalmente até os 35 anos de idade, momento em que não há reposição natural da proteína no organismo.
Ele é encontrado em abundância nas articulações, pele, unhas e cabelo. E pode ser reduzido não só pelos efeitos do tempo, como também pelo consumo de açúcar, álcool, cigarro e também pela exposição ao sol sem o uso de filtro solar.
Percebeu como são diversos os fatores que reduzem a proteína no nosso corpo? Agora você provavelmente está questionando qual a importância da proteína no organismo humano. Pois bem, a proteína é aliada no combate ao envelhecimento.
E é sobre isso que falaremos agora. Quais são os benefícios e como aumentar a quantidade de colágeno no organismo.
Benefícios do colágeno
Como já foi dito anteriormente, essa é uma proteína fibrosa, ou seja, ela é composta por feixes de fibras resistentes que são responsáveis por sustentar, dar resistência e firmeza ao corpo.
Isso significa que a proteína está presente em todo o organismo. Sua presença ajuda a combater o envelhecimento na medida em que:
- Auxilia na elasticidade da pele
Com o passar do tempo o corpo perde a quantidade de proteína fibrosa. Isso faz com que a pele do corpo se torne mais flácida e facilite a aparição de rugas e estrias.
- Fortalece cabelos e unhas
A proteína auxilia no fortalecimento de cabelos e unhas, fazendo com que estes fiquem mais resistentes e também acelera o crescimento de ambos.
- Fortalece as articulações
Se engana quem acredita que os benefícios do colágeno estão somente associados a partes visíveis do corpo como pele unha e cabelo. A proteína auxilia no fortalecimento de ossos e articulações, prevenindo a osteoporose e outras doenças ligadas às articulações. Isso porque, a perda da proteína facilita a diminuição da densidade dos ossos e enfraquece as articulações.
- Auxilia no pós exercícios físicos
Quem faz muita atividade física tende a forçar muito os músculos durante o exercício. A proteína ajuda na recuperação do corpo e no aumento da massa magra.
Bom, como nós sabemos o que é essa proteína e quais são os benefícios para o nosso corpo, agora, basta saber como é possível aproveitar tudo o que ela tem a oferecer na sua ingestão.
Confira abaixo duas formas saudáveis de fazer isso.
Como ingerir colágeno
Após os 35 anos, o nosso corpo passa não só a não produzir a proteína da juventude como também a reduzir sua concentração no corpo em 1%. Porém, não é impossível absorver mais proteína fibrosa depois disso. Mas, através do consumo de alguns alimentos e suplementos você pode adquirir essa proteína. Confira.
Alimentos
Os alimentos que repõem a proteína no corpo são ricos deste nutriente. São eles: carnes brancas e vermelhas (como o frango, o peixe ou a carne de vaca e de porco), como também as gelatinas. Uma alimentação rica desses itens associada a alimentos ricos em vitamina C (como kiwi ou laranja) fazem com que o corpo absorva a proteína da juventude.
Suplementos
O uso de suplementos é frequente por aqueles que desejam ingerir rapidamente a proteína. Isso porque, ingerir e absorver a proteína é extremamente eficaz nesse caso.
Existem no mercado, diferentes tipos de suplementos, como o colágeno da Espartanos, por exemplo. Encontrados em pó ou em cápsulas como suplemento hidrolisado. Esse é ingerido mais rápido pelo corpo por ser fabricado em partículas menores que aceleram a absorção no organismo.
O suplemento hidrolisado pode ser do tipo 1 ou 2, com a única diferença de que o primeiro tipo é ideal para os que desejam tratar a pele, o cabelo e as unhas, enquanto o tipo 2 é ideal para aqueles que querem tratar ossos e articulações.
Gostou de conhecer os benefícios da proteína da juventude? Você pode começar agora mesmo a mudar sua alimentação ou apenas inserir o suplemento na sua rotina. Escolha a cápsula certa para você.