Durante o ano é muito comum que os consumidores aguardem a Black Friday para adquirir alguns produtos com descontos melhores. Com isso, muitos empreendimentos também aproveitam a data para investir em diversas ações, mas será que as clínicas odontológicas também podem usar essa estratégia?
Afinal, apesar de não ser uma informação tão conhecida, algumas estratégias de venda e propaganda não podem ser usadas por todos os ramos.
Neste artigo falaremos a fundo sobre as estratégias de marketing que podem ser abraçadas no setor odontológico durante datas como Black Friday.
Black Friday pode ser abraçada pela odontologia?
Infelizmente não, o CRO proíbe esse tipo de conduta de acordo com o Art.44 do código de ética odontológica, onde diz claramente que os profissionais odontólogos são proibidos de realizar ofertas relacionadas a black Friday, sendo assim não é uma boa estratégia assumir esse risco.
Mas isso não significa que a Black Friday não pode ser uma estratégia que pode ser utilizada de maneira inteligente.
Como investir na Black Friday?
Como oferecer descontos ou valores voltados a estratégia da Black Friday não são boas escolhas para os consultórios odontológicos, o que pode tornar essa data também muito benéfica e apostar em inovações para o próprio consultório.
É claro, que existem diferentes tipos de clientes, mas em grande maioria todos nós gostamos de sermos bem tratados e de irmos à lugares que se preocupam com a nossa saúde e bem estar.
Justamente por isso apostar na estrutura da sua clínica faz com que você evite problemas futuros e ainda consiga melhorar a experiência dos seus pacientes.
Melhore sua clínica
Apostar na decoração da sua clínica e principalmente nas cores ao qual ela será construída é importante para garantir o maior conforto visual ao seu cliente.
Pode parecer não tão importante assim, mas lembre-se que as pessoas de um modo geral são muito visuais e se sentem mais confortáveis e mais bem desenvolvidos.
Já que você não poderá trabalhar com descontos, construa um ambiente confortável e aconchegante que aumente as chances de seus clientes escolherem por você.
Por exemplo, caso alguém visite sua clínica para procurar informações sobre implantes dentários, desde o atendimento, as cores da parede e até mesmo a higiene do local serão importantes para a decisão de confiança do procedimento com a sua clínica.
Alguns detalhes que podem mudar a experiência das pessoas ao visitar o seu consultório são:
Aposte em inovação: esqueça as clínicas de consultório antigo onde na sala de espera apenas revistas eram disponíveis para ajudar a passar o tempo.
As Smart TVs possuem uma maior variedade de informações e ajuda a garantir mais conforto para aqueles que estão aguardando ser atendidos.
Hoje, a odontologia tem evoluído muito e procedimentos mas voltados a estética como a lente nos dentes em grande maioria são procurados por pacientes que procuram essas evoluções.
Não apenas a TV é importante, mas possuir uma máquina de café, filtro de água conciliado com um consultório limpo e organizado fará toda a diferença para a visão dos seus clientes com seu negócio.
Atue no ambiente digital: O marketing digital possui grande força no mercado atualmente, é claro que para o setor a do antológico ele funciona de maneira diferente pois não é possível realizar a venda ou análises clínicas sobre um procedimento de prótese sobre implante dentário pela internet.
Mas, através das estratégias SEO você pode conquistar um número muito maior de clientes além de claro ganhar espaço no âmbito digital.
Aproveite as ofertas da Black: não é porque o seu consultório odontológico não fará descontos, que você não pode se beneficiar dos descontos que as grandes marcas irão oferecer nesse momento.
É o momento excelente para postar evoluções para ferramentas e materiais que você utiliza durante a suas consultas, como por exemplo motores de prótese ou sensores digitais.
Também é um bom momento para realizar uma boa mudança nos móveis e computadores da clínica, claro dependendo da sua necessidade.
Alguns produtos podem cair em desconto também, o que pode te ajudar a garantir o melhor estoque de produtos e materiais.
Aposte no ROX
A estratégia do ROI (retorno sobre investimento) consegue medir com afetividade as ações, justamente por isso é utilizado por muitos administradores do setor varejista.
Porém o ROX (retorno sobre experiência) consegue ser uma estratégia mais benéfica para o uso dos consultórios odontológicos.
Isso porque através da sua estratégia você consegue cinco pontos muito importantes para serem trabalhados durante a black Friday, sendo eles:
Resultado: através das estratégias os resultados financeiros conseguem ser mais benéficos.
Relacionamento: nesse relacionamento é muito comum que o consumidor tenha orgulho emocional eu acredito no propósito de estratégia da marca.
Justamente por isso, as ações e hábitos da empresa dele são extremamente positivos para influenciar e definir a cultura dela.
Através de uma cultura reforçada a excelência da experiência do cliente pode ser incorporada e visivelmente mudada perante a gestão e desempenho da equipe.
Valores: os consumidores empregados são a principal fonte de valor para o negócio.
Espaço digital: com essa estratégia você pode apostar na influência de dores ou embaixadores internos ou externos da sua marca, o que são capazes de gerar uma grande energia emocional trazendo novos Leads ou clientes.
Através da análise feita sobre essa estrutura, você consegue descobrir quais são os pontos fortes da sua empresa e principalmente quais são os que necessitam de investimento.
Ficará muito mais fácil crescer no mercado tanto digital quanto físico, e priorizar os seus maiores problemas é extremamente importante para garantir o bom funcionamento do seu negócio.
Se torne desejável
Como dito no início do texto, é muito comum que os consumidores aguardem a atmosfera da Black Friday para realizar grandes compras e conquistar as suas melhores aquisições.
Neste momento, você pode trabalhar com isso se tornando desejável, pois mesmo que você não possa ofertar descontos aos seus procedimentos, reforçar que cuidar da saúde antes de mais nada é importante pode trazer bons resultados.
Isso porque na próxima data com a Black Friday é realizada, a população recebe o 13º salário, e tendo esse dinheiro em mãos sabem da importância de cuidar dos dentes pode aumentar a probabilidade de se ter novos clientes.
Também é um bom momento para reforçar as novas evoluções da odontologia, afinal de contas atualmente os cirurgiões dentistas não são procurados apenas para restauração de dentes ou limpeza.
Hoje a odontologia possui grande força estética, e com a ajuda de novos procedimentos como um clareamento dental com moldeira as inovações do seu consultório ficaram muito mais transparentes.
Colocando essas dicas em prática você rapidamente conquistará bons clientes durante a Black Friday.
Além de trazer inovações ao seu consultório que te beneficiarão mesmo após o fim dessa data comercial tão esperada.
Conteúdo produzido por Dayane Goes, redatora da rede Vue Odonto.