Enfim chegou o verão, uma das estações mais esperadas do ano por muitas pessoas. O brasileiro é apaixonado pelo verão, dias de temperaturas altas e claro, de muito sol e calor. Neste período, encontramos pessoas com a pele bem vermelha, por conta da exposição exagerada ao sol. Quem nunca ficou com o corpo ardendo depois de aproveitar o dia todo no sol, sem proteção adequada, como se não houvesse amanhã, que atire a primeira pedra. Ou melhor! Que não se descuide novamente e curta o verão, utilizando produtos que podem ajudar tanto a pele quanto o cabelo a se manterem protegidos, saudáveis e hidratados.
Por isso, para ajudar na missão de cuidar da pele e do cabelo no verão, a especialista em cosmetologia avançada e produtos naturais, Jackeline Alecrim, preparou algumas dicas.
Pele hidratada no verão e sem ficar vermelha ou ardida
O protetor solar é fundamental em qualquer estação do ano, mas, no verão, certamente é necessário intensificar o uso do produto. Um complemento para manter a pele sempre hidratada é o óleo de coco. De acordo com a cosmetóloga Jackeline Alecrim, o produto de origem vegetal pode ser usado como hidratante tanto no rosto, como no corpo e pode ser utilizado em qualquer tipo de pele.
“Para as peles secas, normais e sensíveis, o óleo de coco oferece hidratação intensa. Quem tem pele oleosa também pode usar o produto, pois, ele ajuda a equilibrar a produção da oleosidade natural da pele”, reforça a especialista.
Cuidados com o cabelo: como evitar a aparência ressecada dos fios?
Você sabia que a exposição exagerada ao sol, a água do mar e até a água da piscina podem danificar muito os fios? Principalmente aqueles que passaram ou passam com frequência por processos químicos.
Isso acontece por causa da ação dos raios ultravioleta na cutícula do cabelo ajudando na perda de água, porque a cutícula dos fios se abrem, a água que fica na região do córtex evaporam, deixando os fios ressecados, além de gerar queimaduras e lesões na superfície da fibra capilar.
Para evitar prejuízos, o óleo de coco é uma das alternativas mais eficientes para proteger o cabelo. De acordo com a especialista Jackeline Alecrim, isso acontece porque ao utilizar o óleo de coco é possível proteger o fio construindo uma película que não vai abafar o cabelo. Diferente do que acontece no caso da parafina, como explica a cosmetóloga.
“Os óleos são muito utilizados nessa época, mas, é sempre importante que o consumidor escolha com cuidado, para não ter prejuízos. Costumo indicar o óleo de coco, porque apresenta alta bioafinidade e biocompatibilidade com os fios. Os lipídeos naturalmente presentes, penetram facilmente na fibra capilar, alcançando o córtex dos fios. Recuperando danos, prolongando a hidratação e oferecendo melhora da estrutura dos fios de modo muito eficiente.”, destaca Jackeline.
No caso dos cabelos crespos e cacheados, eles naturalmente já sofrem com a falta de hidratação, porque a forma espiral do cacho dificulta que a oleosidade vá da raiz para as pontas e no verão esse processo é potencializado.
“O uso do óleo de coco, em todos os tipos de cabelo pode ser feito, antes e depois da exposição ao sol, em forma de uma umectação capilar, por exemplo. E até durante a exposição solar, já que o óleo de coco não queima os cabelos ao sol, apresentando inclusive capacidade de protegê-los. É importante ressaltar que os fios crespos e cacheados tendem a ficar mais ressecados, então é importante que o cabelo esteja protegido antes da exposição ao sal, sol e a água da piscina”, destaca a especialista.
Os cabelos quimicamente tratados também podem sofrer no verão.
“A tintura e tratamentos químicos como progressiva, alisamento e descoloração danificam as cutículas dos fios, que funcionam como um escudo protetor natural do cabelo, por isso, as madeixas quimicamente tratadas merecem uma atenção ainda maior. Nesses casos os fios têm uma facilidade maior de quebra e sua aparência geralmente é de um fio mais seco. O óleo de coco ajuda muito para tratar esse tipo de cabelo, pois cria uma camada protetora, enquanto prolonga a hidratação e restaura a saúde dos fios”, orienta Alecrim.
Já os fios lisos tendem a ser mais oleosos e o óleo de coco ajuda a controlar essa oleosidade.
“Podemos incluir o uso do óleo de coco em nossa rotina diária de cuidados com o cabelo em diferentes momentos: na finalização, como pré pool, antes de tomar sol e para fazer a umectação”, finaliza.