A segunda etapa do projeto “Saúde no Interior”, coordenado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), realizada para prestar assistência médica à população da Zona da Mata, em Rolim de Moura, encerrou-se no domingo (14), com 72,5% dos pacientes com problemas resolvidos na ação; 21,5% aguardam agora a regulação para o retorno e apenas 5,7% tiveram um diagnóstico no atendimento, sendo encaminhados para cirurgias.
A ação do Governo de Rondônia contou com 20 médicos de 13 especialidades diferentes e com mais de 2,8 mil procedimentos realizados. A primeira edição que aconteceu em Vilhena atendeu 1.435 pessoas.
A meta é diminuir a quantidade de transferências de pacientes agendados para hospitais de Porto Velho, além de reduzir as filas de espera nos municípios contemplados.
“Nosso principal objetivo é zerar a fila de espera, que aumentou devido a pandemia da covid-19. Por esse motivo vamos fazer o possível para levar a saúde a todos os municípios de Rondônia”, afirma o secretário da Saúde, Fernando.
A ação também visa levar médicos de diversas especialidades nas áreas de urologia, dermatologia, endocrinologia, neurologia, cardiologia, oftalmologia, ginecologia, cirurgiões gerais e entre outras.
O auxiliar de depósito, Denivaldo Alves de Jesus, de 60 anos, agradeceu a toda equipe que esteve envolvida em sua cirurgia de hérnia. “Eu esperava por essa cirurgia há muito tempo, só tenho que agradecer a Deus, ao governador e ao secretário da Saúde. Esse projeto é essencial para pessoas que, como eu, esperam há anos por um atendimento”, finaliza.
Via assessoria
Texto: Ludmary Nascimento