Hoje em dia, é muito comum vermos as pessoas, principalmente o público feminino buscando por produtos alternativos, como, por exemplo, cápsulas a base de ervas que prometem diversos benefícios a saúde.
Muitas dessas cápsulas, além de prometerem diversos benefícios relacionados a saúde e bem-estar dos pacientes, prometem resultados inalcançáveis em prazos de tempo muito pequeno, como, por exemplo, promessas de emagrecimento instantânea.
No entanto, por contarem com uma divulgação e uma promessa bastante convincente, muitas pessoas acabam se deixando levar e, acabam por comprarem esses produtos, sem pensar, no entanto, nos males que eles podem acarretar para a saúde.
Existem casos mais sérios ainda, onde, além de acarretar problemas a vida do cidadão, podem causa a morte, por possuírem em sua composição elementos diferentes e que não são do conhecimento de muitas pessoas.
As cápsulas a base de ervas naturais
Como falamos acima, essas cápsulas de ervas naturais prometem diversos benefícios e são muito famosas entre as pessoas.
Porém, antes de iniciar o consumo, é importante e fundamental estarmos por dentro da composição dessas cápsulas e se, os elementos utilizados são realmente indicados ao consumo.
O meio mais comum onde as pessoas acabam se deixando levar pelo uso dessas cápsulas é através da internet. Afinal, hoje em dia, com os muitos avanços tecnológicos que vêm acontecendo, divulgar um produto sem embasamento algum, pela internet, é algo que qualquer um pode fazer.
As formas mais comuns dessas cápsulas contam com promessas de emagrecimento, por isso, o público mais afetado nesse cenário, acaba sendo o público feminino e o público mais jovem.
Isso porque, ir em busca do peso e do corpo padrão e considerado ideal, se tornou alvo para diversas mulheres, independente de como conseguir conquistar.
É importante ressaltar também que, essas reações negativas não ser observadas no primeiro dia de uso das cápsulas, mas, serão observadas ao longo dos dias, onde a pessoa começa a desenvolver problemas relacionados a saúde, até então de causa desconhecida e misteriosa.
Essas cápsulas, baseadas em ervas, naturais ou não, podem causar ainda problemas mais graves relacionados ao fígado dos pacientes, ocasionando o que chamamos de Hepatite Fulminante.
Essas doenças originadas no fígado podem ser acometidas por causas diferentes. A mais conhecida dessas causas está relacionada a rejeição daquelas cápsulas pelo fígado, sem fazer com que elas sejam absorvidas de maneira correta.
Doenças relacionadas ao uso de cápsulas com ervas em sua composição
Como mencionamos no tópico acima, diversas doenças e problemas podem acarretar de forma negativa a vida de muitas pessoas que fazem uso dessas cápsulas a base de ervas.
Uma das doenças mais comuns nesse quadro, como também citamos acima, é a Hepatite Fulminante.
Nos tópicos a seguir iremos falar um pouco mais dessa doença, como o suo de cápsulas pode fazer com que ela se desenvolva, quais os sintomas e quais são os métodos mais eficazes de prevenção e tratamento.
A hepatite fulminante
A hepatite fulminante, ou falência hepática, nada mais é do que a inflamação que acontece de forma grave no fígado das pessoas que possuem fígado normal, ou daquelas pessoas que já sofrem com alguma outra doença hepática.
É uma doença na qual o diagnóstico pode ser estabelecido por meio de exames, ou até mesmo pela percepção do próprio paciente de que algo não está funcionando da maneira correta.
No entanto, vale destacar que, quanto mais cedo a pessoa conseguir fazer esse diagnóstico, mais rápido os sintomas podem ser controlados, fazendo com que o fígado não perca 100% da sua função.
Por isso, ao perceber que algo de errado está acontecendo, principalmente após a ingestão de cápsulas desconhecidas e não recomendadas, é fundamental e de extrema importância que o indivíduo procure um médico especialista e uma clínica com um software para laboratório especializado e realize os exames necessários.
Principais sintomas da hepatite fulminante
Os sintomas aparecem e evoluem de forma rápida, por isso, é importante ficar atento para que, em casos de desenvolvimento da doença, já procure um médico e comece o tratamento.
Apesar de serem rápidos, os sintomas podem ser perceptíveis, confira a seguir alguns dos mais comuns:
- Urina de cor escura;
- Peles e olhos amarelados;
- Mal-estar;
- Febre baixa;
- Dor no lado direito do abdômen;
- Insuficiência renal;
- Hemorragias;
- Inchaço abdominal;
Assim, ao ingerir alguma cápsula com base em ervas e sentir algum desses sintomas, é importante que o indivíduo procure imediatamente por um médico.
Tratamento da Hepatite
O tratamento da hepatite, assim como o de muitas outras doenças, é feito no hospital. Lá, o indivíduo irá utilizar medicamentos que irão agir desintoxicando o fígado.
No entanto, outro ponto importante para o tratamento é ficar atento à alimentação, visando tirar comidas muito gordurosas da dieta.
Em casos mais graves, o que acontece é o transplante de fígado, para que assim, então, o paciente possa alcançar a cura.
Assim, concluindo a leitura do nosso artigo e tendo em base o perigo que a ingestão de cápsulas pode proporcionar, causando diversas doenças, como, por exemplo, hepatite fulminante, é importante ficar atento às contra indicações de certas cápsulas.