Seguir as pessoas certas pode ser o primeiro passo para conseguir mudar de vez a dieta ou, pelo menos, diminuir o consumo de produtos de origem animal.
A quantidade de produtos de origem animal que consumimos todos os dias não é sustentável. Além dos maus tratos aos animais, o impacto ambiental da produção de carne, leite e ovos é enorme. A pecuária, por exemplo, é uma grande emissora de gases do efeito estufa e está relacionada ao aumento do desmatamento.
Seja qual for a sua motivação, o certo é que é uma boa ideia considerar o veganismo ou, pelo menos, algumas refeições sem produtos de origem animal. Cozinhar em casa é uma boa forma de fazer isso e, além de ter tudo para cozinha, vale seguir as pessoas certas.
O veganismo tem crescido em todo o mundo e o número de canais que ensinam receitas criativas está aí para acabar com as desculpas de que ser vegano precisa custar caro e ser difícil. A seguir, confira alguns canais que vão te ajudar na sua mudança de hábitos alimentares.
Mussinha
Com mais de 700 mil seguidores, Carol Mussi (a Mussinha) ensina, desde 2018, a cozinhar receitas veganas. Ela apresenta tudo que as pessoas que ainda são resistentes à ideia não querem viver sem: pudim, queijo, manteiga e doces que não usam nenhum produto de origem animal.
“Eu sou mãe e as mães nunca mentem”, diz Carol no vídeo de introdução do canal, garantindo que as receitas não têm complicações e são deliciosas. Ela também fala sobre maternidade, hábitos alimentares, estilo de vida e outros assuntos. Tem até uma lista com os utensílios de cozinha prediletos da youtuber.
Flavio Giusti
O carismático youtuber apresenta as receitas como em um programa de televisão e busca desmistificar o senso comum de que o veganismo é caro, destacando sempre quanto custa cada prato que ele ensina a fazer no canal.
O canal tem muitas dicas de receitas para quem gosta de sair do tradicional, como comida japonesa, comida de boteco e imitações de receitas de fast food e doces famosos. É tudo vegano, mas ele garante que o resultado fica incrível.
Larica Vegana
“Seja vegano, gostoso demais!!!” Essa é a descrição do canal, que tem como objetivo incentivar mais pessoas a aderirem ao movimento. Tem receita de todo tipo: pratos para o dia a dia, sem glúten, caldos e até reproduções de pratos tradicionais, como os típicos de festa junina ou uma ceia de Natal.
A apresentadora Luísa Motta também faz vídeos com ideias de substituição para laticínios, carne vermelha, frango e até frutos do mar. Para quem tem curiosidade sobre o dia a dia de um vegano, ela mostra. Tem também papos sobre sexualidade, alimentação saudável e outros assuntos.
Veganagem
Apresentado por Fred Borges, Luiz Mallet e Renato Rufino, o canal ensina a fazer, mas também mostra os três amigos se divertindo ao provar as receitas. Eles reproduzem pratos clássicos como carne louca, hot dog e até churrasco, tudo sem usar carne, claro.
Durante o isolamento, os amigos também lançaram o podcast Abobrinhas, em que falam não apenas de veganismo, mas também de saúde, cultura, consumismo e saúde mental.
Pensando ao contrário
O canal quer difundir não apenas o veganismo, mas um estilo de vida mais saudável e sustentável. Além de receitas sem produtos de origem animal, você encontra vários pratos sem glúten, sem açúcar e pensados levando em conta a funcionalidade dos alimentos.
Como a pegada é a sustentabilidade, a bióloga e apresentadora Camila Victorino também ensina a reaproveitar cascas e sementes de alimentos, além de apresentar ao público algumas plantas alimentícias não convencionais, as PANCs. Ingredientes nativos e integrais são preferências por lá.