Não sei vocês, mas por aqui, nós adoramos ficar observando nossos pets enquanto eles dormem. Pode parecer bobo, mas fala sério, eles não ficam a coisa mais fofa? Parecem até anjinhos!
Às vezes, eles até se mexem e fazem umas expressões faciais que até parece que estão sonhando, e aí vem a pergunta: será que gatos e cachorros sonham?
Ao que parece, eles sonham sim.
Dois cientistas da Universidade MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), um dia se perguntaram o mesmo e resolveram investigar o conteúdo dos sonhos dos animais, através de uma análise de cérebros de ratos que durou quatro anos.
E aí, quer saber mais sobre isso e ainda descobrir com o que o seu pet anda sonhando? Então continue com a gente…
Gatos e cachorros sonham?
Pode acreditar, nossos amigos são mais parecidos com a gente do que nós podemos sonhar, literalmente.
Na pesquisa que citamos logo na introdução, os cientistas descobriram que os sonhos dos ratos estudados dependem da rotina que eles têm.
Por exemplo: comidas que comem, atividades que exercem e por aí vai.
Ou seja, sonham com tudo o que passam ao longo do seu dia-a-dia, mas nada daquelas cenas mirabolantes que nós, os humanos, costumamos sonhar às vezes, como alienígenas invadindo a terra, animais voando ou coisa parecida.
Viu só? Depois nós é que somos racionais…
Como o cérebro dos pets funcionam para ter o sonho?
Os sonhos, em geral, acontecem especialmente durante uma das fases do sono. Então primeiro precisamos saber que o sono tem fases.
Segundo o Instituto do Sono, essas fases são divididas em 4 estágios, mas a mais importante, para os sonhos, é a REM.
Ela só acontece depois de 90 minutos de sono, é caracterizado pelo “Rapid Eye Movement”, ou rápido movimento dos olhos. Nessa hora, saímos do sono profundo (fase 3) e alguns movimentos voltam a parecer como se estivesse acordado.
Os olhos se mexem, a respiração é irregular, as ondas cerebrais de agitam e o coração acelera, e é aí que os sonhos mais aparecem.
A pesquisa também afirmou que os pets passam pela fase REM
Estudos apontam que os mamíferos e as aves passam pela fase REM do sono, e apesar de já ser um fato conhecido, foi novamente confirmado pelos dois cientistas do MIT.
Então, eles tomaram esse fato como uma atenuante ainda maior sobre o sonho dos pets.
Porém, a diferença entre nós e muitos desses mamíferos, como os gatos, por exemplo, é que eles chegam ao REM bem mais rápido do que nós.
Segundo a professora de Medicina Veterinária Viviane Guyoti, os predadores também ficam mais tempo nessa fase, além de chegarem mais rápido até ela.
Ou seja, pode ser mais fácil para cães e gatos sonharem do que nós mesmos, mas eles não têm a capacidade de imaginar cenários irreais, por isso situações do seu cotidiano são as que estão presente nos sonhos dos bichanos.
E pesadelos, será que eles têm?
Infelizmente sim. Não gostaríamos de dar essa notícia, mas pesadelos podem acontecer pelo mesmo motivo que citamos ali em cima.
Pets que passam ou já passaram por situações de maus tratos, perigos, acidentes e outras ocorrências que os deixaram traumatizados ou com medo, podem voltar a prejudicá-los, mas dessa vez, durante o sono.
Por sonharem com o cotidiano, às vezes acabam voltando a esses contextos, que se configuram como pesadelos, é claro.
Tristemente, não há muito o que podemos fazer para que eles nunca mais tenham que passar por isso novamente.
Porém, oferecê-los uma vida com carinho, afeto e boas memórias, farão com que eles tenham mais momentos bons para serem lembrados do que ruins, e então, sonhos lindos e agradáveis serão bem mais frequentes.
Como podemos identificar se nossos amigos estão sonhando?
Identificar um sonho não é algo tão difícil, pois se comportam como muitos de nós e costumam se movimentar mais durante esse período. Na verdade, algumas vezes podem até ronronar ou miar durante o sono.
Sobre esses movimentos, eles nem sempre são bruscos. Na maioria das vezes, são leves e rápidos, como se estivessem pegando algo, caçando e indo atrás de uma presa.
O fisiologista Michael Jouvet, pesquisando sobre o sono dos gatos, decidiu inativar parte do cérebro responsável por relaxar os músculos durante o sono. Com isso, ele percebeu que os bichanos tinham comportamento de caça.
Ou seja, mais uma evidência que comprova o sonho dos pets!
Além disso, no rosto podem ser notadas algumas expressões faciais diferentes, como se estivessem acordados.
Dormir é bom, mas tome alguns cuidados com o sono do seu pet
Agora que consegue identificar quando eles estão sonhando, precisa saber que não se deve acordá-los de forma brusca.
O médico veterinário Gustavo Augusto Keusch, da Universidade Municipal de São Caetano do Sul, orienta que o tutor acorde o pet de maneira amena, sem agitá-lo e sem falas ou movimentos bruscos.
Como o sono deles é mais leve, basta chegar mais perto, fazer um carinho, pegá-los no colo e falar manso próximo a eles.
Nada de começar a bater portas, janelas e panelas para despertá-los, ok?
Em todo caso, só o acorde quando:
- perceber que o seu amigo pode estar tendo pesadelos e estiver muito agitado, miando demais ou chorando;
- precisar levá-lo ao veterinário;
- tiver que dar medicamentos com horário prescrito.
Quem aí já passou por noites mal dormidas e teve um dia que não rendeu, cheio de mau humor, cansaço extremo e irritabilidade?
Então, não é novidade que um sono de qualidade também oferece qualidade à vida! E assim como nós, os pets precisam dormir bem e tranquilos, para passarem seus dias felizes e com muita energia.
Por isso, se preocupe em colocá-los para dormir nos lugares mais escuros e silenciosos possíveis, cheios de aconchego, como caminhas, mantas e cobertores quentinhos.
Assim, eles terão os melhores sonhos!
Mas caso estejam dormindo mais do que o normal, estiverem com dificuldade para pegar no sono, ou se agitam demais nessa hora, pode ser que estejam com distúrbio do sono. Nesses casos, procure uma clínica veterinária 24h.