Você sabia que o Brasil é o maior produtor de café do mundo e, ao mesmo tempo, o maior consumidor também? Pois é! Cada brasileiro toma, em média, cerca de 839 xícaras de café por ano. É muita coisa, não é mesmo? A nossa sorte é que, claro, existem muitos benefícios do café para a saúde. Portanto, vale a pena conhecê-los para saber como essa substância afeta o seu organismo.
Existem muitas formas de ingerir café no dia a dia. A maneira mais comum, claro, é passar o café e tomá-lo em uma xícara. No entanto, cafeterias como a WeCoffee sempre inventam bebidas inusitadas e combinações diferentes usando a substância. Isso sem falar, claro, no uso do café para receitas culinárias, em molhos e em outros tipos de receitas.
Portanto, se você tem curiosidade em saber os benefícios do café para a saúde, siga a leitura do artigo abaixo para saber mais sobre o tema!
7 benefícios do café para a saúde
1. Reduz problemas cardíacos
Você provavelmente já sabe que o café tem o potencial de aumentar a pressão arterial, não é mesmo? No entanto, você sabia que ele ajuda o sistema circulatório no geral? Pois é, de acordo com uma pesquisa feita na Universidade de Harvard e com cerca de 140 mil voluntários, o equivalente a 4 doses diárias de café ajuda a reduzir em 11% o risco de insuficiência cardíaca (quando o coração não consegue bombear o sangue para o corpo). Ainda não se sabe exatamente porque isso acontece, mas a principal teoria é que o café é cheio de polifenóis e esses elementos combatem os radicais livres do organismo, melhorando o colesterol e diminuindo os problemas cardíacos.
2. Emagrece
Grande parte da população brasileira está acima do peso e o café pode ajudar nisso. Um estudo internacional mostrou que a cafeína aumenta os níveis de adrenalina no nosso sangue e ajuda a diluir as células de gordura. Além disso, há um efeito termogênico no corpo quando tomamos café. Esse efeito ajuda a aumentar o nosso metabolismo, o que processa os alimentos mais rapidamente e ajuda a queimar mais gordura.
3. Ajuda a prevenir o diabetes
Uma pesquisa internacional feita nos EUA, na Ásia e na Europa com mais de 200 mil pessoas confirmou que o café ajuda a diminuir em 35% o risco de surgir diabetes nos usuários. É importante ter em mente que essa redução é proporcional ao risco antigo. Por exemplo, quem tinha 10% de chance de ter diabetes passou a ter 6,5% de chances, já que teve uma redução de 35%.
Para ter essa redução, é necessário tomar duas xícaras da bebida todos os dias. Isso acontece porque o café tem vários antioxidantes que aumentam a sensibilidade da insulina. Isso diminui as chances de ter diabetes.
4. Ajuda a prevenir o câncer
Existem algumas pesquisas que ligam o café à prevenção do câncer de mama e do câncer de fígado. Uma pesquisa sueca mostrou que o café ajuda a proteger as mulheres do câncer de mama, enquanto uma pesquisa italiana mostrou que há 41% menos chances de ter câncer de fígado quando se bebe café regularmente. No geral, a bebida está ligada a uma redução de 18% no risco de aparecimento de câncer por causa da sua presença de antioxidantes.
5. Melhora a memória
A cafeína, principal substância do café, está ligada a um aumento de memória por aproximadamente 24 horas, de acordo com uma pesquisa internacional feita nos EUA. Por causa da bebida, é possível que o cérebro aumente sua capacidade de reter memórias e informações, em comparação com pessoas que não bebem café.
6. Evita as pedras nos rins
Um problema muito comum no Brasil é a presença de pedras nos rins, que acontecem quando massas sólidas se formam dentro dos rins ou nos canais urinários. O café é uma substância natural capaz de reduzir esse problema. Uma pesquisa italiana com 200 mil pessoas mostrou que o consumo de café, que servia para diluir a urina dentro do corpo, diminui em 31% as chances de aparecer cálculo renal.
7. Aumenta a expectativa de vida
Por fim, o café ajuda a aumentar a expectativa de vida da pessoa no geral. De acordo com uma pesquisa do Instituto Nacional do Câncer, nos EUA, homens que bebem de 3 a 4 xícaras de café por dia aumentam a sua expectativa de vida em 10%. Já as mulheres que fazem o mesmo aumentam em 13%. Isso porque o café tem muitos antioxidantes, que combatem os radicais livres.
Pronto! Agora que você já conhece esses benefícios do café para a saúde, já pode ficar mais disposto a tomá-lo no seu dia a dia. No entanto, lembre-se de que qualquer substância, até mesmo a água ou o oxigênio, costumam gerar resultados negativos quando ingeridos em quantidades exageradas. Por isso, tome cuidado com a quantidade de café ingerida e tome apenas o suficiente para ter bons efeitos.
E aí, gostou do conteúdo? Comente abaixo com a sua opinião!