A impressão 3D é um dos maiores avanços tecnológicos na odontologia. Através dessas impressoras, é possível otimizar muitos procedimentos, além de ter um alto nível de assertividade. Quer saber mais sobre este aparelho? Continue a leitura!!
É possível utilizar a impressora 3D em diversos casos, tanto em procedimentos estéticos, quanto funcionais. Essa tecnologia é capaz de auxiliar um profissional da área odontologia em um implante dentário, otimizando o seu trabalho e também, minimizando os danos.
Mas afinal, o que é a famosa impressão 3D?
A tecnologia 3D nas impressões consiste na técnica de fabricar protótipos de forma rápida. Essas impressões são utilizadas em diversas áreas e setores da indústria. Atualmente, em Dubai, existe um prédio que foi construído inteiramente de impressões 3D. Dá para acreditar?
Por possibilitar criar os mais diversos projetos, essa tecnologia é utilizada em diversas áreas como artes plásticas, culinária, arquitetura e claro, na saúde.
Através de um projeto inicial, com desenhos e medidas exatas, a impressora transforma estes rascunhos em uma protótipo resistente. Por isso, muitos consultórios odontológicos fazem uso dessa ferramenta para fabricar próteses, moldes e peças no geral.
A impressão 3D na prática
Para que a impressão 3D ganhe forma, é preciso que máquinas específicas realizam o escaneamento do projeto e fabriquem a peça desejada na cor, formato e altura pretendida.
A impressão é realizada por camadas até chegar ao topo da prótese. É como se cada andar de uma peça fosse construído por vez e pouco a pouco, vai obtendo forma.
Portanto, é preciso que os dados fornecidos sejam precisos e exatos, para que o resultado final não seja prejudicado.
É possível utilizar muitos tipos de materiais, mas o mais comum é o polímero biodegradável e o ABS – um tipo de plástico mais resistente com baixa densidade.
E na odontologia?
Atualmente, diversos consultórios utilizam esta tecnologia. O médico consegue realizar estudos e simular procedimentos através de próteses impressas no formato 3D.
É possível, por exemplo, testar como ficaria um resultado final de uma prótese, para ter certeza do tamanho, colocação e também, se certificar da aprovação do paciente.
Diferentemente das outras áreas, a odontologia prefere materiais como a porcelana, a resina e o policarbonato no momento das impressões. Afinal, para ficar ainda mais próximo da realidade, é preciso que as próteses fiquem o mais parecidas possível com a tonalidade e textura de dentes.
Atualmente, muitas clínicas que prestam serviços para convênio odontológico utilizam dessa tecnologia. Caso você não tenha certeza se a sua clínica possui vínculo com determinado convênio dentário, entre em contato com a rede credenciada e confirme.
Dessa forma, você conseguirá atingir um público ainda maior.
Quais são os principais benefícios?
Aprimorar os serviços em uma clínica odontológica auxilia não somente o dentista, mas também, o paciente. Uma vez que quanto maior a modernidade do procedimento, menor a precisão de incisões e tempo de recuperação. Não é mesmo?
Por isso, separamos alguns dos principais benefícios gerados através do uso da impressão 3D nas clínicas e consultórios odontológicos. Leia a seguir:
- Maior produtividade
Uma vez que o profissional consegue planejar e estudar com maior precisão o procedimento a ser realizado através das próteses 3D, no momento em que ele for colocar em prática, certamente terá mais agilidade por já saber qual o percurso a ser feito.
Além de que, é muito mais rápido imprimir uma peça na impressora 3D quando comparado à forma antiga de confecção de peças e próteses dentárias.
- Poder competitivo
Por se tornar de uma alta tecnologia, disponibilizar este modo de operação faz com que o dentista se sobressaia entre os demais e assim, gere um diferencial competitivo.
Da mesma forma que consultórios que atendem pacientes com convênio dental possuem uma maior vantagem de procura e demanda, como falamos anteriormente, locais que estão sempre antenados com o avanço tecnológico do mercado possui um público maior.
- Produtos de maior qualidade
Por ser possível utilizar materiais de diferentes tipos, é possível criar próteses e implantes mais duráveis e resistentes. Assim, os pacientes possuem uma maior segurança enquanto mastigam alimentos mais resistentes.
- Alta precisão
Para produzir os protótipos, é preciso que o profissional forneça as medidas exatas e com isso, o resultado final é muito mais preciso.
Os softwares inclusos nas máquinas responsáveis pela impressão são altamente qualificados para seguir exatamente aquilo que foi pedido. Dessa forma, o resultado final da peça é inteiramente compatível com o formato da boca do paciente.
- Mais lucro
Devido ao maior número de produtividade e também, de precisão, quase que de forma automática, os lucros podem vir a aumentar.
Isso porque, a taxa de erros diminuiu e com isso, não é preciso gastar mais material do que o necessário e também, com atendimentos mais rápidos, é possível abrir agenda para mais pacientes.
De forma resumida, um benefício soma ao outro e no fim, o resultado é um melhor desempenho unido de um lucro maior.
Como implementar a impressão 3D nas clínicas odontológicas?
Diferente do que a maioria pensa, incluir esta tecnologia em consultórios não é nenhum bicho de sete cabeças. É preciso apenas que você tenha condição financeira para comprar os equipamentos e também, esteja disposto de encontrar um espaço físico para alocar as máquinas.
O primeiro passo é adquirir uma impressora 3D que atenda o tipo de demanda que você gostaria de atender e um computador que contenha os softwares de produção necessário.
Cada máquina pode vir a exigir programas diferentes, então certifique-se de que o computador tenha compatibilidade com a impressora.
Caso você não queira ter a máquina em seu escritório, você pode procurar parcerias com laboratórios de impressão 3D e terceirizar este serviço.
Dessa forma, você economiza tempo, espaço e dinheiro e ainda sim, usufruir de todos os benefícios que esta tecnologia oferece.
Pesquise os melhores locais e fornecedores que estejam em sintonia com o seu orçamento e certifique-se de que os protótipos serão de qualidade, evitando assim, futuros problemas.
Considerações finais
Agora que você já sabe tudo sobre as impressoras 3D e os seus principais benefícios no ramo odontológico, coloque em prática e faça parte do time dos profissionais que estão se tornando líderes no mercado no que diz respeito à modernidade.
Com isso, as chances de captação de pacientes são maiores, sejam eles vinculados à plano odontológico pessoa física ou não. É possível aumentar a lucratividade e melhorar o desempenho e produtividade.
Pondere a melhor forma, seja terceirizando com o laboratórios ou adquirindo a sua própria máquina e transforme a sua forma de trabalhar. Vamos lá?
Este conteúdo foi produzido por Mayara Santos, redatora da Ideal Odonto