Abril Azul, é o mês de conscientização da causa do Transtorno do Espectro Autista (TEA), e pensando em debater o tema, que o advogado Samuel Sampaio, especialista em saúde, a médica psiquiatra Luciana Staut e a educadora digital Maysa Leão, todos ativistas pela causa, vão realizar um bate papo virtual nesta quinta-feira (14.04), às 19h. A live será transmitida pelo Instagram da OAB de Várzea Grande, no endereço @oabvg.oficial
Segundo Samuel, que será o moderador da live, a ideia é falar sobre diagnóstico (como identificar e lidar), além do direito ao tratamento especializado.
“Temos uma série de eventos esse mês, e o primeiro será a Live, no qual vamos falar do diagnóstico, caminho até ele, o que fazer após receber o diagnóstico, os direitos garantidos para estas pessoas, entre outros assuntos”, explicou.
Samuel relata que tem dois filhos portadores de TEA, e que passou a defender a bandeira do autismo há quatro anos, quando o primeiro filho dele foi diagnosticado.
“Eu e a Maysa somos pais de crianças autistas, o filho dela já tem 12 anos e os meus 5 e 3 anos. Sabemos a importância de debater este tema trazendo luz a quem busca uma ajuda e precisa de um norte. Eu vivi todas as fases que uma mãe e um pai atípico vive. Fases do luto, fase da negação, e a ansiedade, este último canalizei e comecei a estudar a fundo o assunto”, relatou.
O advogado conta que após vencer todas as fases, decidiu ajudar quem enfrenta estes mesmos processos, porém muitas vezes sem apoio ou condições financeiras.
“Após ultrapassar todas essas fases, comecei a me dedicar ao direito médico e ao estudo da análise do comportamento, conheci várias famílias em condições similares a minha e até em condições mais difíceis, por consequência comecei a desbravar esse novo campo e me tornei um especialista na área e um militante da causa autista”, contou.
A live será transmitida também no Instagram de Samuel, pelo endereço @sampaio.advogado
Sobre o autismo
Estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU), o mês de abril é marcado pela cor azul como uma forma de conscientizar as pessoas sobre o autismo, assim como dar visibilidade ao TEA. O dia D da campanha é celebrado em 02 de abril.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), uma em cada 160 crianças no mundo tem TEA. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, o TEA é um transtorno do desenvolvimento neurológico, caracterizado por dificuldades de comunicação e interação social e pela presença de comportamentos e/ou interesses repetitivos ou restritos.
Esses sintomas configuram o núcleo do transtorno, mas a gravidade de sua apresentação é variável. E embora não haja cura, o diagnóstico e intervenções precoces podem alterar o prognóstico e suavizar os sintomas.
Fonte: Noticia Max
por Camila Paulino