Uma planta suculenta, muito presente em regiões secas e arenosas, capaz de oferecer diversos benefícios para o nosso organismo, incluindo hidratação e proteção da pele. Sim, estamos falando de aloe vera.
Provavelmente, você deve lembrar desse ativo em algum pós-sol, um dos produtos com aloe vera mais comuns (e supereficazes para minimizar a vermelhidão e o ardor ocasionado pelo excesso de sol na pele).
Se você já conhece, sabe a eficácia de usar aloe vera. Se não, você vai se encantar com os múltiplos benefícios dessa planta encontrada em diversas partes do Brasil.
Aloe vera: o que é?
A Aloe vera L. é uma espécie de xerófita, planta adaptada para viver em lugares de clima semiárido e desértico. Isso acontece por conta de suas folhas grossas, que conseguem armazenar a água na forma de um gel (que é a parte mais usada pelo ser humano).
O que faz com que a aloe vera consiga ter esse alto poder de retenção de água — a ponto de conseguir sobreviver em temperaturas elevadas e lugares áridos — é a presença de polissacarídeos mucilaginosos, que são açúcares que oferecem proteção contra o ressecamento.
Aqui, no Brasil, a aloe vera é popularmente conhecida como babosa, nome que faz menção ao gel encontrado no interior da sua folha (e que lembra uma baba, por sua textura espessa e transparente), podendo ser facilmente encontrada até mesmo em jardins.
Há quase 6 mil anos, a aloe vera já é usada pela humanidade, sendo vista por muitos como uma planta milagrosa por tratar de diferentes doenças e, ao mesmo tempo, servir no cuidado dos cabelos e da pele.
Benefícios da aloe vera para a pele
Um dos principais cicatrizantes encontrados na natureza é, sem dúvida, a aloe vera. A sua ação potencializa a regeneração da pele e, em razão disso, é amplamente usada no tratamento de queimaduras, manchas e até mesmo cicatrizes de acne.
Além disso, quem está sofrendo com inflamações na pele, como dermatites ocasionadas por picadas de mosquito ou feridas, também vai se beneficiar da babosa, que ainda conta com ação antibactericida.
Em se tratando especificamente da pele, há de se destacar duas peculiaridades: sua alta capacidade de penetração e sua ação não comedogênica. Ou seja, a babosa consegue atingir as camadas mais profundas da pele e não obstrui os poros, sendo um ativo seguro para todos os tipos de pele.
Quem está buscando melhorar a hidratação da pele pode apostar em produtos com aloe vera como princípio ativo. Cremes faciais com essa composição ajudam a potencializar a produção de colágeno e, como consequência, há uma melhora na elasticidade da pele e combate às rugas e linhas de expressão.
Isso sem falar que o gel de babosa, ao mesmo tempo em que oferece uma hidratação profunda e eficaz, traz uma sensação de frescor deliciosa. Para fazer massagens relaxantes, o gel de aloe vera também é uma ótima opção, podendo ser misturado com óleos essenciais, como o de lavanda ou camomila.
Outros benefícios
Por ser um excelente hidratante natural, a babosa também está presente em muitos produtos para os cabelos, como shampoos, condicionadores, máscaras e cremes para pentear. Seus benefícios para as madeixas incluem, ainda, o fortalecimento dos fios e um ganho extra de brilho e vitalidade.
A ação anti-inflamatória do aloe vera também serve para o tratamento de doenças e dores musculares, sendo que tal princípio ativo pode ser encontrado em pomadas e géis. Suas propriedades antitérmicas e anestésicas, por sua vez, podem auxiliar no tratamento de problemas como enxaqueca, infecções e febre.
Para melhorar a digestão, uma dica é bater um suco com o gel da babosa junto com alguma fruta cítrica de sua preferência. As enzimas presentes na babosa favorecem o trânsito intestinal e reduzem desconfortos no intestino.