Você já ouviu aquela frase, você é o que você come? Pois é, ela é real e não está relacionada apenas à saúde do corpo. Afinal, existem diversos alimentos que ajudam a melhorar a saúde da sua boca.
Assim como o açúcar, que em excesso causa cáries e é prejudicial, há alimentos que fortalecem e nutrem os dentes.
Do mesmo modo, não é apenas a falta de higiene que pode prejudicar a saúde bucal, pois diversas substâncias também possuem esse papel.
Afinal, a boca é o principal canal de contato com alimentos e bactérias, tendo o dente como uma das primeiras barreiras nesse momento.
Mas, afinal, quais são os alimentos que ajudam a melhorar a saúde da sua boca? Confira nos tópicos a seguir
Queijo
Acredita-se que o consumo de queijo auxilia na produção de saliva. Além de aumentar o ph da boca, reduzindo cáries e fortalecendo o esmalte dos dentes.
Não só o queijo, mas alimentos que possuem lactose são grandes ajudantes para fortalecer, pois possuem cálcio e proteína.
Inclusive, cabe ressaltar que a resistência óssea proporcionada pelo cálcio é importante até para a realização de procedimentos como oimplante dentario.
Isso porque o tratamento pode demandar a colocação do pino para encaixe da prótese na própria estrutura do maxilar, por exemplo, o que demanda resistência e adesão ao material pelo osso que a compõe.
Maçã
A maçã é uma fruta rica em fibras e água, o que ajuda na produção de saliva.
Muitas pessoas dizem que essa fruta limpa os dentes e em alguns aspectos não é mentira.
Comer uma maçã não tem o mesmo efeito que escovar os dentes, mas pode ser uma opção caso você não tenha como fazer a higiene naquele momento.
Apesar disso, como a fruta aumenta a produção de saliva e tem propriedades adstringentes, recorrer ao seu consumo como um complemento no processo de limpeza, ou como uma manutenção durante o dia, pode ser muito benéfico.
Cenoura
Assim como a maçã, a cenoura serve como uma “escovinha” natural e ajuda na limpeza e isso por causa da sua textura crocante.
Além de ajudar na produção de saliva e no combate a cáries, é uma ótima fonte de vitamina A.
Castanha-do-pará
A castanha do Pará além de ser benéfica para o coração e o cérebro, possui um óleo que serve como película para a proteção dos dentes.
Folhas verdes
As folhas verdes são ricas em fibra e minerais. Além disso, alimentos como o espinafre e a couve possuem cálcio, que é ótimo para o esmalte dos dentes.
A vitamina B também pode ser encontrada nessas folhas, auxiliando no tratamento de doenças gengivais.
Morango
O morango é uma fruta repleta de vitamina C, e além de ser uma fruta ótima para os nutrientes e para a saúde do dente, é um grande auxiliador no clareamento.
Isso porque o adstringente natural e o ácido málico presentes na fruta ajudam a remover as manchas.
Cabe ressaltar, no entanto, que apesar do auxílio e manutenção do clareamento, a fruta não consegue alcançar os mesmos resultados obtidos por um clareamento dental com moldeira.
Por esse motivo, em casos de manchas e amarelamento mais pigmentados e com mais fixação, é importante procurar pelo suporte de um profissional.
Azeite extra virgem
O azeite extra virgem é uma das gorduras boas para a saúde.
Em relação à cavidade bucal, o óleo que o azeite possui traz proteção para os dentes, evitando o surgimento de cáries.
Água
Por fim, assim como a água é fundamental para o bom funcionamento do corpo, ela é um dos grandes auxiliares na limpeza dentária, contribuindo com a hidratação e produção salivar que manutencionam a cavidade oral e combatem as bactérias.
Cuidados bucais: Alimentos que demandam atenção
Assim como há alimentos que ajudam na saúde bucal, existem aqueles que podem fazer o processo contrário, como as bebidas com álcool e alimentos que podem causar manchas, como beterraba e café.
O açúcar e o refrigerante também podem ser os inimigos dos dentes se não houver cautela. Afinal, as cáries são geradas a partir da quantidade de açúcar que essas substâncias têm e que podem ficar alocadas nos dentes.
A falta de nutrientes também é perigosa, pois podem causar infecções na gengiva e gerar a periodontite.
Assim como nos cuidados com os dentes, quem possui lente nos dentesdeve maneirar em bebidas, como vinho tinto, para não manchar as lentes de porcelana.
Além disso, é preciso realizar os processos de higienização de forma adequada, se atentando aos mesmo cuidados que a dentição demanda.
É importante lembrar que apenas a alimentação não pode ser o foco da saúde bucal, afinal, a higiene precisa ser mantida e feita de forma correta, com escovação três vezes ao dia, com pasta de flúor e a utilização de fio dental.
Assim como quem utiliza aparelho dental transparente, a limpeza precisa ser feita logo após a alimentação, ou se não puder ser feita naquele momento, mastigue um alimento de consistência crocante, que ajudará na limpeza superficial, como uma maçã; ou realize um bochecho com água.
Apesar de alguns alimentos serem mais benéficos que outros, não há necessidade de excluir esses alimentos por completo.
Assim, aqueles que podem manchar ou causar problemas de cáries podem ser consumidos com cautela, e lembrem-se de manter a higiene bucal.
É importante manter uma alimentação balanceada, tanto para a saúde do corpo de forma geral como para a saúde dos dentes, isso ajudará a manter as estruturas e as raízes dos dentes fortes.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Vue Odonto, uma rede especializada em atendimento odontológico com enfoque na humanização.