Muitos já sofrem com o problema gigante que é o alcoolismo, porém, os números cresceram durante a pandemia de Covid-19 que se iniciou em 2020. O alcoolismo na pandemia um problema que só cresce é algo que muitos médicos e instituições como a clínica de reabilitação Estrela de Davi vem lutando para mudar desde que a pandemia se iniciou.
Os números cresceram de forma estarrecedora, algo que assustou especialistas e provou que a isolação não é uma boa opção para aqueles que já são facilmente ligados com o álcool. Diversos números negativos subiram durante a pandemia, como o número de violência causado pelo álcool ou por pessoas embriagadas e o alcoolismo na pandemia, um problema que só cresce.
Mesmo que a pandemia esteja se estabilizando e que os números estejam ficando menores por conta das vacinas adquiridas e das campanhas de vacinação, o alcoolismo na pandemia um problema que só cresce ainda continua sendo uma realidade para muitos afetados pelo álcool durante o isolamento. Afinal, quando um vício ou dependência se inicia, é extremamente difícil se livrar dele sem a ajuda profissional ou apoio de família e amigos.
Alcoolismo na pandemia um problema que só cresce: Entenda as causas
Muitas podem ser as causas que podemos citar para o alcoolismo na pandemia, um problema que só cresce. Os dados sobre o problema em questão foram colocados em pauta por diversas instituições e comprovaram que muitos buscaram o álcool ou drogas como uma forma de conforto durante um tempo de grande estresse e incerteza. Um período onde as pessoas passaram por perdas de entes queridos e trabalho, por exemplo.
Algumas pessoas tendem a ser mais afetadas por certos eventos que outras, isso pode ser avaliado de forma diferente entre diferentes indivíduos. É certo dizer que foi um tempo de grande estresse para todos ao redor do mundo, já que lidar com o Covid-19 e a incerteza da criação de uma cura ou vacina não foi algo fácil.
Muitos começaram a usar o álcool como fonte de conforto ou maneira de se acalmar, tendo em vista que o álcool é uma das únicas drogas legalizadas para o consumo no Brasil. Sendo assim, os números durante o isolamento cresceram e trouxeram o assunto sobre o alcoolismo na pandemia.
Como funciona a reabilitação do alcoolismo
Para indivíduos que desejam adquirir um tratamento ou reabilitação para acabar com seu alcoolismo, existem diversas formas de poder se juntar a uma clínica de reabilitação que lute para que essa pessoa possa ter sua vida e dia-a-dia normal de volta, sem os problemas que o alcoolismo acarreta. Dentre estes, podemos mencionar a tristeza, agressividade, falta de motivação e falta de atenção ou orientação.
Para que um indivíduo inicie seu tratamento, na maioria dos casos, é preciso o apoio de amigos, parceiro ou parceira ou família para inscrever a pessoa afetada em uma clínica ou em um programa de reabilitação para dependentes alcoólicos. Ou seja, o apoio de outras pessoas é de extrema importância quando o assunto é alcoolismo na pandemia.
Quando o tratamento se inicia, o paciente pode ficar de 15 a 30 dias no local ou até mesmo por 6 meses. Ela se inicia e já permite que o paciente comece a largar a bebida por outras atividades, como arte e outros hobbies que os especialistas desenvolvem para manter sua mente ocupada e longe da bebida. A bebida é retirada do indivíduo aos poucos, assim permitindo uma melhora progressiva.
A importância do apoio
Há uma grande importância de oferecer todo apoio e suporte possível para os dependentes alcoólicos, assim seu tratamento será mais rápido e poderá ter um maior sucesso.
Tratar essas pessoas como diferentes, com desrespeito ou indignação está fora de questão, especialistas e médicos comprovam que a gentileza é o melhor caminho para a reabilitação.
Muitos indivíduos se sentem mais aceitos e felizes ao perceber que podem confiar nos médicos e naqueles presentes na clínica e ter um local para chamar de porto seguro. A família deve sempre se manter atenciosa e ter entendimento com as motivações do paciente afetado, afinal sem isso não é possível parar com o alcoolismo na pandemia um problema que só cresce.
Conclusão
Existem vários motivos para as estáticas de alcoolismo na pandemia um problema que só cresce, podemos ver que foi um momento trágico para diversas pessoas, passando por perdas, estresse, perda de trabalho e outras questões difíceis de lidar. Portanto, essas pessoas não devem ser culpadas por não conhecer outra maneira de lidar com seus períodos difíceis.
Portanto, para mudar os dados apresentados de alcoolismo na pandemia um problema que só cresce, é preciso que haja um grande entendimento dos sentimentos dos indivíduos e um grande apoio para que essas pessoas retornem para suas vidas normais pré-pandemia.