Manter uma alimentação saudável tem sido cada vez mais importante para a sociedade, pois todas as pessoas estão enxergando o quanto uma alimentação balanceada faz bem para a saúde física e psicológica. Pensando nisso, neste artigo vamos falar sobre algumas oleaginosas para incluir na sua rotina e melhorar a saúde.
Um estudo realizado pelo Imperial College London comprovou que ingerir 1 porção de frutas oleaginosas por dia, o que representa cerca de 30 gramas mais ou menos, diminui as chances de morte por qualquer tipo de doença em 22%, um número considerado bem alto. Mais precisamente, as oleaginosas podem ajudar a combater cerca de 8 doenças bem graves, como o câncer, o mal de Parkinson e o Alzheimer.
Por mais que uma pessoa leve uma vida saudável e tenha uma alimentação balanceada, considerar as oleaginosas para incluir na sua rotina e melhorar a saúde pode melhorar ainda mais o seu bem estar e também o seu estilo de vida, principalmente porque elas ajudam a melhorar tanto a saúde física, quanto a emocional.
E se você ainda está com dúvidas sobre como as oleaginosas melhoram a saúde, continue lendo este artigo e conheça as 8 principais oleaginosas que existem e como elas podem te ajudar a levar uma vida muito mais saudável.
Oleaginosas para incluir na sua rotina e melhorar a saúde: conheça as 8 principais
Existem muitos tipos de oleaginosas, e todas elas concedem algum tipo de benefício para a nossa saúde. Contudo, existem 8 que podem ser consideradas as principais e que concedem muitos tipos de benefícios para a saúde de todas as pessoas que as consomem.
Conheça agora as principais oleaginosas para incluir na sua rotina e melhorar a saúde e veja como elas são importantes para todas as pessoas que desejam levar uma vida mais saudável.
Amêndoa
De todas as oleaginosas para incluir na sua rotina e melhorar a saúde, a amêndoa pode ser considerada a mais nutritiva de todas. Ela é uma importante fonte de fibras, antioxidantes, proteínas e vitaminas B1 e E.
De todos seus benefícios, podemos citar que ela auxilia no bom funcionamento do sistema neurológico, cardiovascular, digestivo e imunológico.
Amendoim
O amendoim não é uma oleaginosa em si, mas entra para o grupo por conter nutrientes similares aos das frutas oleaginosas. Ele é um poderoso agente antioxidante e, além de ajudar no desenvolvimento dos músculos, também protege o organismo contra doenças inflamatórias.
Avelã
A avelã é uma das frutas oleaginosas que mais contém nutrientes, sendo o cálcio, o magnésio, o potássio e as vitaminas E e todas do complexo B, os principais. Por conta disso, ela é uma importante agente na diminuição do colesterol ruim e no aumento do colesterol bom.
A avelã também ajuda a melhorar todo o sistema cardiovascular e também age como um poderoso anti-inflamatório, ajudando a proteger o organismo contra muitos tipos de doenças.
Castanha de Caju
A castanha de caju é a fruta oleaginosa que mais contém sais minerais como cálcio, fósforo, magnésio, ferro e sódio, além de possuir muitos tipos de aminoácidos importantes para a saúde humana.
Por conta de todas as suas propriedades, a castanha de caju ajuda no funcionamento de todo o sistema cardiovascular, além de ajudar a fortalecer o sistema imunológico, os músculos e também todos os ossos do corpo humano.
Castanha do Pará
A castanha do Brasil, mais conhecida mundialmente como castanha do Pará possui ômega 3, muitos tipos de agentes antioxidantes e também vários sais minerais. Portanto, ela auxilia grandemente no fortalecimento do sistema imunológico e também na saúde do sistema cardiovascular e também do cérebro, ajudando a prevenir doenças como o Alzheimer e o Parkinson.
Macadâmia
A macadâmia é riquíssima em ômega 7, sais minerais, muitos tipos de vitaminas, proteínas e carboidratos bons, o que indica que ela ajuda muito a controlar o apetite, pois deixa a pessoa que a consome saciada por muito mais tempo.
Essa oleaginosa ajuda a combater o diabetes, o colesterol ruim, a hipertensão e também auxilia na queima de gordura, além de ser excelente no combate a doenças cardiovasculares.
Nozes
Entre todas as oleaginosas que contém antioxidantes, as nozes são as mais ricas, além de conterem muitas fibras, sais minerais, ômega 3, proteínas, vitamina E e muitas vitaminas do complexo B.
Essa é uma importante oleaginosa que ajuda a prevenir o câncer e o diabetes, além de ajudar a preservar o bom funcionamento do cérebro e de todo o sistema digestivo e cardiovascular.
Pistache
Para finalizar o assunto sobre as oleaginosas para incluir na sua rotina e melhorar a saúde, temos o delicioso pistache, o qual é rico em sais minerais e antioxidantes. Ele ajuda a prevenir o câncer e também atua como um poderoso combatendo ao colesterol ruim, ajudando também no bom funcionamento do sistema cardiovascular.