Dizem que a depressão e a ansiedade são as “doenças do século XXI”, e se pararmos para pensar bem sobre o assunto, é verdade. A depressão e as demais doenças da mente estão se tornando cada vez mais comuns, e com certeza todo mundo conhece pelo uma pessoa que sofre de depressão, ansiedade ou outro problema psicológico.
Existem inúmeras razões que podem explicar porque isso está acontecendo agora, afinal de contas, o mundo enfrenta muitos problemas, e somente cada pessoa sabe o que passa dentro dela e toda a dor, tristeza e solidão que é capaz de aguentar. O que nos faz concluir que ninguém tem o direito de julgar a dor do outro.
Como se não fosse o suficiente, muitas vezes a depressão não vem sozinha, mas acompanhada de outros problemas como o uso abusivo de medicamentos, o uso de drogas, obesidade, anorexia ou alcoolismo, por exemplo. Algumas vezes, é possível identificar mais de um desses problemas em uma mesma pessoa.
Quando isso ocorre, as famílias dessas pessoas e, em alguns casos, a própria pessoa, desejam conseguir ajuda médica e vão em busca de um psiquiatra, um psicólogo e alguma clínica especializada em tratamento para alcoólatras e dependentes químicos, se for o caso.
Estes lugares e profissionais realmente têm o poder de ajudar e realizam um excelente tratamento que ajudam essas pessoas de verdade. Contudo, também é preciso que a própria pessoa queira ser ajudada, caso contrário, o tratamento será em vão.
E uma recomendação que os médicos geralmente dão para as pessoas que têm depressão e outros problemas, é a de que adquiram um pet. Isso mesmo, um animal de estimação concede muitos benefícios para a saúde e podem de fato auxiliar no tratamento e acelerar o processo de melhora.
Tanto que em um estudo publicado pela revista científica Journal of Psychiatric Research, foi confirmado que os animais de estimação realmente auxiliam no tratamento da depressão.
E se mesmo depois de tudo isso você ainda tem dúvidas sobre o poder dos pets no tratamento para esta enfermidade, continue lendo este artigo e conheça 6 benefícios que os animais de estimação concedem para o tratamento das pessoas que têm depressão.
Os benefícios de um animal de estimação para quem tem depressão: conheça os 6 principais
Claro que ter um bichinho de estimação só traz alegrias para as pessoas que amam os pets, portanto, não poderia ser diferente para as pessoas que têm depressão. Veja agora quais são os principais benefícios que os amigos de quatro patas concedem para essas pessoas.
Os pets afugentam a solidão
Sentir-se sozinho é uma das principais causas da depressão nos dias de hoje, você sabia? Ter a companhia de um pet é excelente para deixar a solidão e a tristeza bem longe, pois estes animais são tão amáveis e dóceis, que não gostam de deixar seus donos sozinhos nem por um segundos, fazendo companhia a eles todo o tempo.
Aumenta o amor próprio
O fato dos animais de estimação apenas concederem amor sem julgar nossos atos, é outro ponto que os faz serem perfeitos para as pessoas que têm depressão. Visto que ter esses companheiros por perto estimula o sistema límbico do cérebro, o que ajuda as pessoas com depressão a terem mais autoestima e a se sentirem muito melhor consigo mesmas.
Diminui a ansiedade
Lembra que mencionamos que atualmente existem muitos problemas psicológicos? Então, a ansiedade e o estresse são outros destes problemas que também podem ser muito prejudiciais. Mas, para a alegria de todos, os pets também podem ajudar essas pessoas, dado que a companhia deles acalma e alegra o coração de forma incondicional.
Motivação
Outro benefício dos animais de estimação para as pessoas depressivas, é que eles as motivam a voltar para o convívio social e a interagir mais com as pessoas. Isso porque o ato de levá-los para passear ou para brincar em um parque, irá tornar as saídas de casa muito melhores e mais divertidas, além de aumentar as chances de contato social com outras pessoas.
Trabalha a responsabilidade
Ter um animal de estimação exige muita responsabilidade, pois é preciso dar banho, carinho, dar atenção, amor, alimentar e tomar todos os outros cuidados que estes bichinhos necessitam. Logo, a inclusão de um animal de estimação na vida de uma pessoa com depressão trará de volta à ela os sentimentos de responsabilidade, o que é essencial para a conclusão do tratamento.
Felicidade pura
Estudos provam que as relações de carinho e afeto têm o poder de aumentar a serotonina, a dopamina e também aumentar significativamente os níveis de oxitocina. Mas o que isso significa? Significa felicidade pura, pois estes são os principais hormônios responsáveis pela felicidade, pelo prazer e pelo bem estar.
Ou seja, os pets não somente trazem felicidade, como também melhoram a saúde e proporcionam melhor longevidade.