A dependência de drogas (também conhecida como transtorno do uso de substâncias) pode ser definida como uma doença progressiva que faz com que as pessoas percam o controle do uso de alguma substância, apesar do agravamento das consequências desse uso. O distúrbio do uso de substâncias pode ser fatal.
Vícios não são problemas de força de vontade ou moralidade. O vício é uma doença poderosa e complexa. As pessoas que têm dependência de drogas não podem simplesmente desistir, mesmo que queiram. As drogas mudam o cérebro de uma forma que dificulta a cessação física e mental. Tratar o vício geralmente requer cuidados e terapia ao longo da vida.
Quais drogas levam ao vício?
Drogas que são comumente mal utilizadas incluem:
- Estimulantes, como cocaína (incluindo crack) e metanfetamina;
- Alucinógenos, incluindo ayahuasca, dietilamida do ácido D-lisérgico( LSD), peiote (mescalina), fenciclidina (PCP) e DMT.
- Inalantes, incluindo solventes, aerossóis, gases e nitritos;
- Maconha;
- Analgésicos opióides, como heroína, Fentanil, oxicodona, hidrocodona, codeína e morfina;
- Medicamentos prescritos e medicamentos para resfriado;
- Sedativos, hipnóticos e ansiolíticos (medicamentos anti-ansiedade);
- Esteróides (anabolizantes);
- Canabinóides sintéticos;
- Tabaco / nicotina e cigarros eletrônicos (vaping).
Embora essas drogas sejam muito diferentes umas das outras, todas ativam fortemente o centro de dependência do cérebro. É isso que torna essas substâncias formadoras de hábitos, enquanto outras não.
Por que as pessoas com transtorno de uso de substâncias precisam de mais e mais drogas ao longo do tempo?
As pessoas se sentem intoxicadas depois de usar drogas. Com o tempo, o cérebro é alterado por drogas. O cérebro fica dessensibilizado para a droga, de modo que mais da droga deve ser usada para produzir o mesmo efeito.
À medida que a pessoa consome mais, as drogas começam a assumir a vida da pessoa. Pode-se parar de desfrutar de outros aspectos da vida. Para muitas pessoas, as obrigações sociais, familiares e de trabalho ficam de lado. A pessoa começa a sentir que algo está errado se não estiver sob a influência da substância. Eles podem se consumir com a necessidade de recapturar esse sentimento original.
Como o transtorno do uso de substâncias é diagnosticado?
O primeiro passo para diagnosticar um vício em drogas é reconhecer o problema e querer ajuda. Este passo inicial pode começar com uma intervenção de amigos ou entes queridos. Uma vez que alguém decide procurar ajuda para o vício, os próximos passos incluem:
- Exame completo por um profissional de saúde;
- Tratamento individualizado, seja hospitalar ou ambulatorial.
Quais são os tratamentos para a dependência de drogas?
Existem várias terapias para o tratamento do transtorno de uso de substâncias. Mesmo para um caso grave, o tratamento pode ajudar. Muitas vezes, você receberá uma combinação dessas terapias:
- Desintoxicação: você para de usar drogas, permitindo que as drogas saiam do corpo. Você pode precisar de supervisão de saúde para desintoxicar com segurança. Como por exemplo: os tratamento para alcoólatras, que devem ser feitos em clínicas especializadas;
- Terapias assistidas por medicamentos: durante a desintoxicação, a medicina pode ajudar a controlar os desejos e aliviar os sintomas de abstinência;
- Terapias comportamentais: a terapia cognitivo-comportamental ou outra psicoterapia (terapia da fala) pode ajudar a lidar com a causa do vício. A terapia também ajuda a construir a autoestima e ensina mecanismos de enfrentamento saudáveis.
Quais medicamentos estão disponíveis para ajudar com o transtorno de uso de substâncias?
A medicação pode fazer parte do seu plano de tratamento. Sua equipe de cuidados descobre os melhores medicamentos para você.
Existe uma cura para o transtorno do uso de substâncias?
Não há cura para o vício em drogas. As pessoas podem gerenciar e tratar o vício. Mas sempre existe o risco de o vício retornar. Gerenciar o transtorno do uso de substâncias é um trabalho vitalício.
Posso prevenir o transtorno do uso de substâncias?
Sim. Prevenir a dependência de drogas começa com a educação. A educação nas escolas, comunidades e famílias ajuda a evitar o uso indevido de uma substância pela primeira vez.
Dicas e informações para se livrar das drogas
- Fale com seu médico sobre suas preocupações. Eles serão capazes de lhe dar conselhos e informações úteis;
- Se puder, fale com a família e amigos sobre o seu uso de drogas. Pedir ajuda pode fazer uma grande diferença, especialmente nas primeiras semanas;
- Encontre o serviço médico mais próximo. Você pode procurar o serviço mais próximo e olhar para as opções de tratamento que você mais goste;
- Junte-se a um grupo de apoio de pares como Alcoólicos Anônimos ou narcóticos anônimos.
Ter um amigo ou membro da família viciado pode ser difícil, mas existem passos que você pode tomar para apoiar seu familiar enquanto cuida de si mesmo. Embora você não possa forçar seu familiar a mudar, incentivá-lo a obter ajuda e apoio por meio da terapia pode ajudá-lo a ter sucesso.