Alguém da sua casa mudou repentinamente o comportamento? Passou a “trocar o dia pela noite”, usar roupas que escondem o corpo, agir de maneira agressiva, triste ou até mesmo a comer mais ou menos do que era acostumado? Se a sua resposta é sim, talvez seja preciso ficar de olho nas atividades desta pessoa.
Todos os sintomas que descrevemos acima são indícios do uso de drogas, visto que os dependentes químicos costumam mudar muito o seu comportamento quando se envolvem com este mundo. E quanto maior for a dependência, maiores e mais notáveis são as mudanças.
Um relatório publicado pela ONU (Organização das Nações Unidas), disse que a pandemia que enfrentamos até o ano passado, potencializou os riscos de dependência química. Tanto que o número de usuários de drogas aumentou cerca de 22% em todo o mundo.
O convívio com pessoas que usam algum tipo de droga e o fácil acesso a essas substâncias, também são fatores que colaboram fortemente para o aumento do número de pessoas que fazem uso de drogas.
Por conta disso, é preciso manter-se sempre atento aos comportamentos, companhias e hábitos das pessoas da casa, pois qualquer mudança repentina e gritante, pode indicar que há algo errado.
Caso você já esteja desconfiado de algo, ou apenas deseje se informar mais sobre este assunto a fim de ficar sempre atento com as pessoas que ama, principalmente se você tem filhos na fase da adolescência, continue lendo este artigo e confira 4 atitudes suspeitas de usuários de drogas que você precisa observar em casa.
Mudanças de comportamento e de humor
Este é o sinal mais gritante de todos que ajuda a perceber se alguém da sua casa está usando drogas. Geralmente, os adictos costumam agir de forma mais agressiva sem motivo e reservada, além de exibir claros comportamentos depressivos, de culpa ou tristeza contínua.
Além disso, a mudança de hábito é rotineira, devido aos efeitos das drogas que são utilizadas. Logo, você começará a notar que a pessoa começa a ter vários problemas em sua vida social, além de adotar hábitos mais noturnos do que diurnos.
Novas companhias e amizades estranhas
Os dependentes químicos se aproximam muito rapidamente de pessoas que usam e lhes concedem drogas. Por isso, desconfie se alguém da sua casa mudou as amizades de forma muito de repente.
Procure saber quem são os novos “amigos” e como é a relação entre eles. Além disso, é importante prestar atenção no nível de confiança que existe nesses tipos de amizades, pois costuma ser bem alto.
Marcas e indícios corporais
O corpo do possível usuário também precisa ser observado, pois, alguns começam a usar roupas diferentes, na maioria das vezes, são roupas largas e compridas, a fim de esconder marcas que possam ser evidências do uso de drogas.
O cheiro nas roupas e no indivíduo também precisa ser observado, visto que alguns tipos de drogas podem deixar um cheiro bem forte.
Quanto às marcas no corpo, as mais comuns são arranhões, manchas e hematomas, mas dependendo do tipo de droga que a pessoa usa, pode haver marcas de agulhas e sangramentos.
Outra coisa que precisa ser observada é a presença de itens estranhos no quarto e na bolsa da pessoa, como cachimbos, espelhos, seringas, canudos, cartões, garrafas e latas vazias e objetos perfurantes.
Desenvolvimento de distúrbios mentais
Por fim, as substâncias usadas, independente de qual seja, causam alterações significativas em todo o sistema nervoso, em alguns casos, essas alterações são irreversíveis no longo prazo, o que faz com que os usuários desenvolvam problemas mentais.
Os principais indícios de que isso já está acontecendo são algumas mudanças de comportamento como tristeza profunda, irritabilidade sem nenhum motivo, ansiedade e mudanças drásticas na alimentação.
Como ajudar um dependente químico?
Agora que você já sabe quais são todas as principais atitudes suspeitas de usuários de drogas que deve observar em casa, é importante também saber quais são os primeiros passos para ajudar a pessoa, não é mesmo?
A primeira coisa que você precisa fazer é conversar com o adicto sobre o assunto, e deixar claro que você está disposto a ajudá-lo a superar o vício, desde que ele se comprometa a fazer o tratamento corretamente.
Conquiste a confiança do dependente, e deixe claro que toda a família quer ajudá-lo. Feito isso, é necessário procurar ajuda profissional e escolher o melhor tratamento.
Por mais que existam muitas formas de tratar a dependência química, o tratamento ibogaína é o que vem se mostrando mais eficaz, visto que dura apenas 5 dias e é muito menos “invasivo” do que outros.
Sendo assim, se você tem o desejo de ajudar alguém a superar essa fase, fale com o dependente, procure ajuda profissional e, o mais importante de tudo, mostre que está ao lado dele.