2019 foi um ano muito produtivo para o setor automobilístico brasileiro. No geral, a venda de veículos no país subiu cerca de 8,65% no ano passado, um valor acima dos resultados dos últimos cinco anos do segmento de acordo com a Fenabrave, a Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores.
A instituição é a responsável por divulgar, mensalmente, todos os resultados de vendas de carros no Brasil. De acordo com a Fenabrave, foram emplacados mais de 2,78 milhões de carros, caminhões, ônibus e comerciais leves em todo o país em 2019.
Dentre os mais vendidos, nenhuma surpresa para quem acompanha o mercado frequentemente: o Chevrolet Onix dominou o ranking de ponta a ponta e foi o mais vendido do Brasil.
O hatch emplacou 241.214 unidades em 2019, com média de mais de 20 mil carros vendidos por mês no ano. O valor surpreende especialmente em comparação com o segundo lugar, o Ford Ka, que vendeu 104.331.
Ou seja: o Onix vendeu bem mais que o dobro do segundo colocado, sem nenhum risco de ser ultrapassado pelo rival durante o ano.
Aliás, a briga mais interessante do ranking de mais vendidos do ano ficou na segunda posição mesmo. O lugar acabou sendo o Ford Ka, mas não foi uma viagem tranquila.
Durante todo o primeiro semestre, quem dominou a segunda posição foi o Hyundai HB20. O carro coreano perdeu um pouco o fôlego no segundo semestre, mas quase recuperou a vice-colocação no fim do ano. Acabou 2019 com 101.590 unidades vendidas.
Bem mais atrás veio o Renault Kwid em quarto lugar, com 85.117 emplacamentos, seguido pelo Volkswagen Gol, um antigo campeão de vendas, que comercializou 81.285 unidades em 2019.
Em seguida no ranking aparecem dois modelos da Fiat: a dupla Argo e Strada emplacaram 79.001 e 76.223 unidades respectivamente, cravando um lugar no Top 10.
Em 8º lugar vem o Chevrolet Prisma, que disputou apenas alguns meses do mercado, sendo substituído entre setembro e outubro pelo Onix Plus. O carro teve 73.721 unidades vendidas.
Fechando o Top 10 aparecem o Volkswagen Polo com 72.057 unidades comercializadas e o Jeep Renegade 68.726 emplacamentos.
Dentre as marcas,
domínio da GM
Em relação às marcas mais vendidas de 2019, o domínio do mercado ficou com a GM. Apesar da boa notícia, a empresa deve começar a se preocupar pois demonstra ter uma superdependência do Onix. Dos 475.684 carros vendidos pela empresa, metade são do Onix e a outra metade fica quase toda com o Prisma e o Onix Plus.
Mesmo assim,a empresa lidera o mercado nacional com 17,89% de suas vendas.
Em segundo lugar, vem a Volkswagen, no caminho oposto. A empresa alemã teve seu carro mais vendido apenas na 5ª posição do ranking e com 3 vezes menos vendas que o líder o mercado. No entanto, tem uma presença marcante no Brasil com vários automóveis performando bem em suas categorias, o que rendeu 414.481 emplacamentos e 15,59% do mercado.
Em terceiro lugar aparece a Fiat, com 366.135 carros vendidos no Brasil (4 deles no Top 20 nacional), seguida pela Renault com 239.227 vendas e a Ford com 218,527 emplacamentos fechando o Top 5.
Para finalizar o Top das principais marcas de carros do Brasil, temos a Toyota com 215.681 vendas, a Hyundai com 207.656 emplacamentos, a Jeep com 129.463 unidades comercializadas, a Honda com 129.118 vendas e, por fim, a Nissan com 96.083 emplacamentos.
Confira abaixo o Top 10 das montadoras e o market share de cada uma:
- GM: 17,89%;
- Volkswagen: 15,59%;
- Fiat: 13,77%;
- Renault: 9%;
- Ford: 8,22%;
- Toyota: 8,11%;
- Hyundai: 7,81%;
- Jeep: 4,87%;
- Honda: 4,86%;
- Nissan 3,61%.
Ainda longe do Top 10, mas com bastante destaque, 2019 foi um ano excelente para a Chery, representada no Brasil pela Caoa. A empresa foi a que mais subiu de vendas no ano, chegando a 20.182 automóveis comercializados e ficando com 0,76% do mercado, na frente de marcas importantes como BMW, Mercedes Benz e Audi.
Não foi só o mercado
de carros que cresceu
O aumento da demanda de carros não se restringiu apenas ao comércio de veículos novos e usados. Os acessórios automotivos também tiveram um aumento de venda em 2019 para acompanhar os carros novos das pessoas.
Em 2019, ficou mais fácil comprar pneus, alarmes, sensores e outros tipos de peças, o que garante que além dos carros novos, há também a possibilidade de customizá-los e deixá-los mais modernos.
No entanto, o ritmo de modernização da frota brasileira ainda é muito lento. Tão lento que temos, atualmente, a frota mais antiga dos últimos 18 anos, considerando a idade média dos carros em circulação.
O que você achou do ranking dos carros e marcas mais vendidas do ano? Comente abaixo com a sua opinião!