Podemos afirmar sem nenhum medo que tudo o que a tecnologia toca, ela transforma. E existem diversos setores que estão evoluindo mais e mais todos os dias com o advento do mundo moderno. E por mais que sempre olhemos para dentro de nossas casas para falar de tecnologia, como as tv ‘s celulares, os computadores, às vezes para contemplar algumas coisas modernas, devemos olhar de dentro para fora, e no caso, estamos falando dos sistemas de construção.
Praticamente todo mundo já olhou para um prédio, uma casa ou algo do tipo e se perguntou sobre a trabalheira que deve ter dado construir aquilo, e se você é alguém que tem algum tipo de informação técnica no meio, como um engenheiro, um pedreiro ou um arquiteto, as suas indagações sobre a obra podem ficar um pouco mais técnicas, como, por exemplo, se perguntar qual o revestimento de fachadas utilizado ali, qual é o material usado na obra, qual foi sistema utilizado na construção daquilo.
E uma coisa curiosa de se pensar, é que se pegar exemplos do mundo todo, vamos perceber que muita coisa muda de um país para o outro quando o assunto é construção. Existe cultura nas formas de se construir, desde as formas e tamanhos até também nos materiais usados, como, por exemplo, as casas americanas que utilizam bem mais paredes de drywall.
Isso segue muito o contexto local da obra, tendo que lidar com questões como: a quais condições a obra deve resistir? O problema do local é o frio extremo? Calor extremo? Muitas chuvas? Acaba se tornando um exercício de imaginação divertido pensar sobre isso.
Mas, e no Brasil, será que você sabe quais são os sistemas de construção mais utilizados na área civil? Nós também temos nossas particularidades e por conta disso também temos nossos sistemas de construção prediletos, e hoje, para ir mais fundo nesse assunto, nós vamos explicar quais são os mais utilizados por aqui.
Alvenaria de Vedação ou Convencional
Vamos começar então com o estilo mais tradicional de construção civil. Os edifícios de alvenaria de vedação, tão populares que são chamados de convencionais, são muito vistos por aí nas grandes metrópoles. Eles basicamente se compõem com pilares, vigas e também as lajes de concreto armado.
Note que isso tudo serve para poder segurar a estrutura do prédio de pé, fazendo boa parte do trabalho, e fazendo também que a alvenaria faça um papel mais simples ali, como algumas vedações e separação de ambientes.
Mas é claro que existe um bom motivo do porque esse sistema é mais utilizado por aqui, e boa parte dele é o fato da não necessidade de mão de obra especializada ou qualificada, tornando esse tipo de obra mais barata. Porém, o preço é pago com todos os problemas que podem vir a acontecer, como o grande número de resíduos que esse tipo de obra gera.
Alvenaria Estrutural
Seguindo no ramo da alvenaria, vamos falar agora da estrutural, aquela que se une a estrutura e também a vedação. Para fazer isso, ela usa blocos de concreto ou então de cerâmica, já que os dois servem perfeitamente para isso.
Esse é um tipo de construção que necessita de um projeto de alvenaria mais bem trabalhado, que precisa ser pensado e feito em conjunto com a parte elétrica e também hidrossanitário. E uma outra preocupação que deve ser levada em consideração também é a modulação do bloco que vai ser utilizado ali.
E diferente da anterior, esse tipo de alvenaria precisa sim de mão de obra especializada, já que erros aqui podem ocasionar acidentes fatais, como, por exemplo, paredes não niveladas, uma vez que nesse caso as paredes ajudam na sustentação de tudo.
Steel Frame
Vamos falar agora de um estilo e construção civil extremamente industrializado. A ideia deste é fazer com que o seu canteiro de obras seja o mais organizado possível, e isso dá muito certo porque utilizar esse método de construção faz com que o mínimo de resíduo seja criado, e por conta disso, o mínimo de bagunça também.
Acontece que nesse tipo de construção, toda a estrutura é feita de aço galvanizado, e depois o fechamento é feito através de placas cimentícias e em alguns casos até por madeira ou drywall.
Wood Frame
Praticamente um irmão do steel frame, com a diferença do material que é utilizado neste caso. Acontece que como o nome já sugere, ao invés de aço galvanizado, esse método usa madeira, e na maioria das vezes a madeira utilizada é pinus que vem de reflorestamento.
Os perfis de madeira sempre são maciços e ainda contraventados com chapas de OSB, além também de ter uma estrutura feita de madeira autoclavada, e a ideia por trás disso é proteger a edificação de todo só problemas clássicos que afligem a madeira, como, por exemplo, a umidade que pode virar um grande problema a longo prazo, e claro, os cupins.