Você sabe quais as vantagens das chapas perfuradas? É importante saber porque essas peças estão cada vez mais em uso em diversos projetos de arquitetura, mas também de construção civil e, inclusive, nas indústrias. Esses materiais são muito importantes em diversas situações, mas é importante entender quais são esses contextos para saber quando usá-las ou não.
Existem muitas vantagens no uso de chapas perfuradas nesses projetos, ao mesmo tempo em que existem algumas desvantagens. Por isso, é um tipo de material que depende de cada contexto dos usuários. Dependendo do projeto, elas podem ser bem indicadas, mas para outros ela não é tão recomendada assim. Portanto, entender as particularidades de cada material é vital para saber escolher.
Quer conhecer as vantagens das chapas perfuradas? Então siga a leitura do artigo abaixo!
5 vantagens das chapas perfuradas
1. Instalação facilitada
Um dos benefícios de usar chapas perfuradas em todos os tipos de construções é a sua facilidade de instalação. Em primeiro lugar, as chapas são produzidas em formatos pré-moldados, bastando apenas calcular a quantidade de placas que você precisa e então instalá-las no local.
Em segundo lugar, elas são leves e fáceis de manusear, facilitando a vida da equipe de instalação. Por exemplo, não é necessário nenhum tipo de equipamento de alto nível ou semelhante para conseguir mexer nelas e conduzi-las de um lado para o outro.
Por causa disso, usar as chapas perfuradas é bem tranquilo e isso é uma vantagem em relação a outros materiais que seriam usados para os mesmos fins. Especialmente em reformas internas ou projetos de Faça Você Mesmo, esse benefício é mais importante.
2. Versatilidade
As chapas perfuradas se destacam por serem usadas para várias utilidades. Elas podem ser usadas tanto em projetos industriais, quanto em manufatura, serviços e outros usos mais específicos. Por exemplo, em alguns casos engenheiros de áudio precisam criar projetos que atendam critérios exigentes, tenham durabilidade e que sejam bonitas. As chapas perfuradas podem ajudar nisso.
Para projetos de design de interiores, elas podem ser usadas para triagem de privacidade, mas também caixas de iluminação e até mesmo em elementos decorativos em um estilo industrial. Além disso, elas também são muito usadas em equipamentos específicos, especialmente eletrodomésticos que precisam de espaço para refrigeração (computadores, geladeiras e outros).
Além disso, elas são facilmente adaptáveis, podem ser feitas em tamanhos diferentes e com vários tipos de furos, formatos e comprimentos. Ou seja: é possível montar a chapa perfeita para o seu projeto, do jeito que você precisa, independentemente do tipo de demanda ou contexto.
3. Custo-benefício
O custo-benefício das chapas perfuradas é maior do que o dos seus principais concorrentes no mercado. Na prática, isso faz com que esse material seja muito utilizado em diversos tipos de aplicações.
Por um lado, a chapa perfurada é barata, mesmo quando feita em poucas quantidades e em formatos ou dimensões bem específicas. Já do outro lado, o material é muito durável, eficaz no que se propõe e muito bonito. Portanto, é um tipo de objeto com ótimo custo-benefício.
4. Garantia de prazo
Muitas vezes, estamos enrolados em um projeto e precisamos cumprir o prazo imediatamente, sob risco de multa. No entanto, contratamos um serviço ou material que pode ser muito mais complicado de instalar ou demorado para fazer.
Nesses casos, o material mais complicado ou demorado é sempre um risco extra, pois ele pode atrapalhar a execução do seu prazo. Afinal, sempre pode acontecer alguma coisa, um erro aqui, um imprevisto ali e o prazo é ultrapassado.
A chapa perfurada é mais confiável nesse sentido. Ela é mais fácil de ser instalada e feita, sem dar muito espaço para imprevistos. Por isso, dá para confiar que ela ajudará a seguir o seu prazo. Para quem trabalha sob risco de multa caso não entregue o projeto na data certa, é importante ter esse tipo de confiabilidade.
5. Durabilidade
Por fim, mas não menos importante, a chapa perfurada é muito durável, inclusive mais do que seus principais concorrentes. Ela é durável tanto no sentido de levar muito tempo para se desgastar, quanto em relação a sua resistência a danos, arranhões e contato com outros materiais.
São apenas alguns contextos específicos em que ela pode ser danificada, a maioria deles evitada na maior parte das suas aplicações. Por isso, é um material muito confiável.
Pronto! Agora que você já sabe quais as vantagens das chapas perfuradas, poderá seguir com o seu projeto sabendo se esse tipo de recurso é adequado ou não para o seu contexto. Como deu para ver, a chapa perfurada pode ser muito interessante, mas ela também tem alguns pontos negativos. Em alguns espaços, por exemplo, o espaço das perfurações não é adequado. Além disso, dependendo do tipo de projeto, talvez a qualidade das peças não seja a mais recomendada.
E aí, gostou desse conteúdo? Então comente abaixo dizendo se você considera as chapas perfuradas boas para você!