Você sabe que é possível tornar o serviço de entregas muito mais rápido e eficiente? Nesse artigo vamos falar sobre as principais técnicas para otimizar o seu serviço de entrega, gerando resultados incríveis.
1. Simplifique seus processos internos
Não é incomum ver empresas usando vários programas ou sistemas para apenas um processo interno. Isso transforma uma tarefa simples em um processo complicado e lento, criando frustração ao longo do caminho.
Se o seu processo for longo e doloroso, considere começar novamente do zero e construir algo que seja simples, rápido e eficiente. A simplificação é uma das chaves para um serviço de entregas rápido e dinâmico.
Ao contrário de usar vários sistemas internos, prefira um único sistema informatizado, que seja capaz de integrar diversos setores operacionais. Além de tornar o processo de entrega mais rápido, você terá muito mais segurança nos processos internos.
Atualmente existem sistemas integralizados, que se comunicam com diversos setores ao mesmo tempo. Assim você consegue gerenciar não apenas o setor de transporte, como também o de estoque e financeiro, tudo ao mesmo tempo.
Outra forma de simplificar os processos internos é reduzindo a burocracia envolvida. Torne o fluxo de trabalho mais curto e enxuto, para que todas as tarefas sejam realizadas prontamente.
2. Acelere a comunicação com o estoque
Um dos aspectos que mais geram atrasos na entrega é a falta de comunicação entre setores. Por exemplo, após a realização de uma vez, quanto tempo leva até que a mercadoria saia do depósito pronta para ser transportada?
Os cursos online sobre entregas revelam que quanto melhor for a comunicação entre setores, maior a velocidade na entrega de produtos aos clientes. Isso significa que a empresa será capaz de reduzir o tempo entre uma ação e outra.
Além da comunicação com o estoque, deve existir uma comunicação eficiente com todos os setores da empresa. Desde a venda do produto, até a confirmação de pagamento e embalagem, é preciso existir velocidade.
3. Organização
Se o setor de transportes for como “encontrar uma agulha em um palheiro”, algo está completamente errado. A organização é uma das máximas ensinadas nos cursos online sobre transportes.
É preciso saber exatamente onde está cada produto, para que eles possam ser rapidamente selecionados para o transporte. A falta de organização pode gerar atrasos significativos nos processos internos.
E esses atrasos acabam refletindo em atrasos no envio dos produtos, gerando a insatisfação dos clientes. Afinal de contas, o que para a empresa é considerado um atraso comum, para o cliente é uma eternidade.
4. Crie um fluxo de trabalho
Para melhorar a organização interna e tornar as entregas muito mais rápidas, vale a pena criar um fluxo de trabalho completo. Essa é uma estratégia para gerar mais eficiência com relação aos recursos humanos da empresa.
Por meio de planilhas, é possível determinar o que cada ativo fará, acompanhar o desenvolvimento das tarefas e verificar os resultados que forem obtidos.
Da mesma forma, pode ser interessante trabalhar com um fluxo personalizado de entregas, estruturado entre entregas em processo, entregas confirmadas e outras divisões internas.
5. Analise os principais meios de entrega
Dependendo de onde e com que rapidez você terá que entregar, alguns serviços podem ser melhores do que outros. Consulte todos os serviços disponíveis, analisando não apenas o valor cobrado, mas também a velocidade e segurança.
Muitas vezes existem mais de um método de entrega em determinada região. Assim, é fundamental analisar qual será mais interessante para o seu negócio. Faça comparações e análise pontos positivos e negativos.
Outra questão relevante é analisar se vale a pena ter um sistema de entregas próprio ou terceirizar essa parte. Existem muitas transportadoras de qualidade, além de serviços de entrega públicos, como os Correios.
6. Mantenha seus clientes informados
O tempo passa muito devagar quando você está esperando por um produto. Por isso mesmo, manter seus clientes informados sobre o andamento da entrega é fundamental para reduzir a sensação de demora.
Por exemplo, ao contrário de apenas informar quando o produto saiu para o transporte, informe também em qual cidade o produto se encontra a cada etapa do trajeto. O código de rastreios dos Correios é um bom exemplo disso.
Ao fazer uma consulta, os clientes conseguem verificar quando o produto saiu, quando chegou a um novo centro de distribuição e quanto saiu para entrega ao consumidor final, no último dia.
7. Treine os funcionários
Ainda sobre a otimização do serviço de entrega, é importante mencionar a qualificação dos funcionários que atuam no setor. Profissionais qualificados são capazes de realizar tarefas com muito mais eficiente.
De nada adianta investir em sistemas unificados, por exemplo, se os funcionários não estiverem preparados para lidar com a nova dinâmica. Por isso os cursos online para profissionalização nessa área estão crescendo.
O treinamento permite fazer com que os funcionários do setor de transporte entendam melhor o papel que desempenham. Assim é possível mudar a mentalidade empresarial, gerando mais eficiência e velocidade.
8. Pense nos prazos
Os prazos estabelecidos devem ser razoáveis, para que a empresa seja capaz de honrar com os seus compromissos. Por isso mesmo, a busca por velocidade e eficiência deve estar compatível com a realidade.
Se o tempo estimado de entrega de determinado produto for de 2 dias, por exemplo, seria inviável informar o prazo de 1 dia. Caso o faça, a empresa estará assumindo um compromisso que dificilmente será mantido.
Mais do que isso, os prazos deve dar uma janela para que a empresa lide com situações emergenciais e imprevistos. Por isso é comum que o prazo seja informado de forma relativa. Exemplo: prazo de entrega de 3 a 5 dias.
Conclusão
Nesse guia mostramos algumas estratégias e técnicas para tornar o serviço de entrega muito mais eficiente e rápido. Como você pode ver, existem muitas formas de melhorar o serviço de entregas.
Quando a empresa consegue entregar de forma rápida, ela gera maior satisfação e garante uma experiência de compras de excelência. Por isso vale a pena otimizar o serviço de entregas agora mesmo.