A traição é a maior motivo que leva a perda de confiança em uma relação. Ele, é imprevisível e pode acontecer com qualquer pessoa. A única forma de evitar a infidelidade é estar solteiro. Grandes celebridades como Beyoncé, Gisele Bündchen e Hillary Clinton também foram traídas. Então, o que leva uma pessoa a trair?
Características
Existem algumas características que aumentam as chances de a pessoa trair. Ela não é o motivo da ação, apenas é uma semelhança encontrada entre os infiéis. Por isso, o site de relacionamento Meu Rubi, fez um compilado de alguns deles:
-Narcisismo: pessoas que não se importam em serem agradáveis, ou aquelas que não se dedicam em agradar seus parceiros.
-Imorais: pessoas que não tem pouca moral e não se preocupam em estarem fazendo o certo ou o bem.
-Traidores: pessoas que já traíram seu parceiro antes tem grandes chances de repetirem o ato.
-Solitários: pessoas que tenham poucos laços afetivos ou familiares que sejam uma figura de respeito.
Motivações
Quando se trata de motivações, ela difere entre os sexos. Segundo o estudo feito pelos psicólogos Frank D. Fincham e Ross W. Maio, sobre infidelidade. Homens e Mulheres são diferente sobre o que os levam a cometer este perjúrio.
Mulheres
O primeiro motivo relatado entre elas foi: a falta de intimidade emocional. Sim, elas querem declarações de amor, carinho e um parceiro presente. A falta de afeto as levam a procurar em outras relações.
O segundo motivo é: falta de comunicação. Aquele casal que não prioriza a relação, coloca outros fatores como mais importantes e deixa de lado o “boa noite. Como foi seu dia?” estão mais propensos à infidelidade.
O terceiro motivo é: o cansaço. Inicialmente pode parecer confuso, mas, dedicar-se ao relacionamento exige muita atenção e tempo. Por isso, muitas delas procuram uma maneira mais simples para se relacionarem.
Homens
Já os homens, relatam que suas motivações são: assim como algumas mulheres, a falta de comunicação. Para eles é importante ter uma parceira que demonstre interesse nele e em suas ações.
O segundo motivo é: o estresse. As brigas entre o casal, ou não realização dos sonhos frustra muitos homens. Isso, os leva a procurar fora de casa um alívio.
O terceiro motivo é: disfunção sexual com o parceiro atual. Quando o sexo entre os dois não vai bem, não supera suas expectativas, ele vai atrás de uma solução simples. Que é a traição.
Curiosidades
-4% dos casados, revelam ter feito sexo fora do casamento nos últimos 12 meses.
-Em taxas de infidelidade, os dois gêneros tem resultados extremamente parecidos.
-No verão as pessoas são mais propensas a traírem.
-Metade das pessoas que tem um caso extraconjugal fazem sexo com uso de preservativo.
-A traição, é a responsável pela maioria dos divórcios.
Conclusão
As justificativas para as traições são essas. Pessoas infelizes e insatisfeitas, que buscam em relacionamento terceiros e imorais uma solução para seus problemas a dois. Os infiéis, assim que confrontados, disseram não contar sobre suas ações extraconjugais para evitar de magoar seus parceiros. Esta atitude, só prolonga a traição. Por isso, quem passa por esta situação deve buscar ajuda terapêutica. E você, já passou por uma traição?
Fontes
Gery Karantzas, professor de psicologia social dos relacionamentos na universidade de Deakin, Austrália.
Infidelidade nos relacionamentos românticos, Frank D. Fincham e Ross W. Maio.