Clebson Gonçalves, vereador em Costa Marques e a primeira pessoa a ser contaminada pelo covid no município, fato esse ocorrido no dia 09/06/2020. O parlamentar postou alguns vídeos nas redes sociais para fazer duras críticas ao prefeito Vagner Miranda da Silva, devido à situação da calamidade pública provocada pela pandemia do coronavirus, bem como a falta de estrutura no hospital municipal, do qual o parlamentar é funcionário da Secretaria Municipal de Saúde, de quando foi contaminado, estava a serviço da administração na unidade básica localizada dentro da cidade, na Avenida Chianca, próxima da rodoviária, em frente à praça onde ficam os taxistas que trabalham no local.
A situação é tão crítica no município de Costa Marques que o centro cirúrgico do hospital está interditado desde o ano de 2013 e quando fez campanha em 2016 para ser prefeito, Vagner Miranda da Silva prometeu que em dois meses faria o centro cirúrgico voltar a funcionar, bem com o raio-x também estaria à disposição da população quando precisasse. Término de seu mandato, nenhuma das coisas está funcionando, porém no tocante ao raio-x, houve tanto gasto de dinheiro para “consertar” o aparelho, mas não funciona a contento. Os servidores do hospital que na frente dos trabalhos contra a pandemia do coronavirus atuando nas barreiras montadas em Costa Marques e no distrito de São Domingos, não estão recebendo as diárias prometidas pelo chefe do poder executivo, o que está causando desprestígio à atuação dos profissionais valorosos ligados à saúde pública no município, principalmente nesse momento triste que passa todo o país em razão da proliferação do covid-19 em os municípios brasileiros.
A maior revolta do parlamentar está relacionada à questão da pandemia do covid no município de Costa Marques. Sobre os funcionários ligados à saúde, o vereador relata que que o prefeito não providenciou a aquisição de material de proteção para evitar a contaminação entre os servidores que estão na linha de frente no combate ao coronavirus, inclusive muitos deles não estão recebendo diárias para trabalhar quando for necessário viajar para outros municípios em busca de melhor atendimento médico, para não ocorrer algum óbito de morador do município de Costa Marques.
Uma denúncia muita séria que o edil fez nas redes sociais para o povo tomar conhecimento sobre o coronavirus no município de Costa Marques, é quanto à triste realidade de que muitos moradores já estão aproveitando que o início de praia do Rio Guaporé para tomar banho, como nas principais praias próximas à cidade, como a do Curralinho e à de Santa Fé, principalmente a primeira que fica bem próxima do centro da cidade, onde dezenas de moradores estão se desfrutando que o rio já está no nível normal, para banhar, em aglomeração, o que pode causar à contaminação em massa de gente do vírus na cidade de Costa Marques.
No dia 13/06/2020, aconteceu o fato no hospital municipal de Costa Marques, envolvendo a pessoa de Vagnei, que é técnico de enfermagem no hospital, chegou da unidade de saúde totalmente embriagado, aproximadamente, às 20:00 horas, acompanhando uma paciente e de forma desrespeitosa, respondeu para o vigia de plantão em tom alto, forçando o guarda a chamar a polícia a ir ao local. Pelo áudio, o senhor Vagnei muito alterado devido ao consumo de álcool, por não aceitar a intervenção do vigia que estava fazendo um bom trabalho no dia dos fatos, então o servidor pediu a presença do prefeito porque a polícia já estava no local e o enfermeiro ficou com receio de ser preso pela sua atitude antiprofissional. O técnico em enfermagem, diante de quadro crítico devido ao consumo de álcool, dificultou o trabalho da equipe médica para socorrer a vítima que precisava de atendimento urgente.
O vereador afirma que essa não é primeira vez que o senhor Vagnei, servidor do hospital municipal de Costa Marques, se comporta de forma desequilibrada em ambiente de trabalho e que o funcionário deveria dar mais exemplo à população do que agir equivocadamente causando constrangimento a todos os demais colegas de trabalho, principalmente em um lugar que precisa de muita tranquilidade, calma e serenidade para atuar de forma eficiente a todos os pacientes que procuram atendimento na unidade de saúde principal do município de Costa Marques.
Da redação – Planeta Folha