“A 6ª edição do Concurso de Qualidade e Sustentabilidade-Concafé revelou o potencial da cafeicultura rondoniense e sua importância para a geração de emprego e renda no campo e na cidade”, afirmou o deputado Cirone Deiró (PODE), ao registrar que em uma propriedade de até cinco hectares a renda anual da família pode chegar a R$ 120 mil. Na presidência da Comissão de Agricultura o deputado Cirone priorizou as ações de apoio e incentivo a cafeicultura. Com mais de 25 mil famílias produtoras, Rondônia é o 5º maior produtor de café do país e o maior produtor da Região Norte. A 6ª edição do Concafé teve participantes de 30 municípios.
O trabalho do deputado Cirone Deiró em prol do desenvolvimento da agricultura rondoniense já resultou na liberação de recursos de emenda parlamentar no valor de mais de R$ 2 milhões destinados as associações, iniciativa que tem contribuído para o fortalecimento da atividade no campo. Um exemplo dos resultados positivos do trabalho do deputado Cirone foi o recurso destinado para Associação dos Produtores Rurais Povo Unido-APRUPU, localizada na linha 144, município de Novo Horizonte do Oeste, que tem na presidência o cafeicultor Ronieli Hel, campeão da 6ª edição do Concafé.
Muito emocionado, Ronieli Hel agradeceu o apoio e parceria do deputado Cirone, especialmente aos cafeicultores que receberam recursos de emenda parlamentar para a aquisição de secadores e máquinas de beneficiamento de café. Além do secador de grãos que já havia recebido por meio de emenda parlamentar do deputado, ao conquistar o 1º lugar no Cocafé, Ronieli Hel ganhou um trator cafeeiro cabinado. “Encontramos no deputado Cirone a parceria necessária para avançarmos com a produção no campo. Estamos acompanhando o trabalho dele em parceria com o governador Marcos Rocha e reconhecemos seu compromisso com quem vive da agricultura”, destacou.
Na avaliação do deputado, investir na agricultura é assegurar emprego e renda em toda a cadeia produtiva da agricultura. “É perceptível que nos municípios onde a agricultura é forte o movimento no comércio local aumenta significativamente em razão do dinheiro que a agricultura movimenta”, justificou. Cirone lembrou que dados do Ministério da Agricultura indicam que o café está entre os cinco principais produtos agrícolas do país e Rondônia tem se destacado na produção do grão.
Para o deputado Cirone o uso de novas tecnologias, mudas clonais de qualidade são algumas das práticas adotadas que contribuíram para colocar Rondônia em posição de destaque na cafeicultura. Medidas que elevaram a produção de oito a dez sacas por hectare, para até 120 sacas por hectare. Ele citou análise da Companhia Nacional de Abastecimento-Conab, indicando que até setembro de 2021, Rondônia já produziu mais de dois milhões em sacas de café conilon beneficiado, em uma área de 63,6 mil hectares. “Esses números revelam que a produtividade da cafeicultura teve crescimento significativo, se considerarmos que a área plantada na década de 90 passava de 150 mil hectares”, assinalou.
Cirone enalteceu o trabalho de todos os técnicos e servidores da Secretaria de Estado da Agricultura-Seagri, da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado-Emater e da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril-Idaron pelo excelente trabalho que resultou no sucesso absoluto da 6ª edição Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café de Rondônia-Concafé. Além dos representantes da Agência Brasileira de Desenvolvimento- ABDI.
Cirone Deiró fez questão de parabenizar todos os participantes do Concafé, especialmente os premiados pela qualidade e sustentabilidade do grão.
- 1º lugar: Ronieli Hel, Novo Horizonte do Oeste
- 2ª lugar: Valdir Aruá na Terra Indígena Rio Branco
- 3° lugar: João Alves da Luz, de Cacoal
- 4° lugar: Onofre Teixeira, de Novo Horizonte do Oeste
- 5° lugar: Ronaldo da Silva Bento, de Cacoal
- 6° lugar: Alessadra Inácio Lopes Frez, de Novo Horizonte do Oeste
- 7° lugar: Aldair Zimerman Schimitz, de Cacoal
Destaques na sustentabilidade
- Arlei Gonçalves da Cruz, de Itapuã do Oeste
- Antônio Geraldo Feitosa, de Campo Novo de Rondônia
- Maria Da Gloria Bermond, de Vale do Anari
- Vitorio Leite, de São Miguel do Guaporé
- Edio Felberg, de Alta Floresta do Oeste
- Ronaldo da Silva Bento, de Cacoal
- Zilanda Pereira Souza, de Vilhena
Texto: Edna Okabayashi-ALE/RO