União Brasil Lidera Debate Sobre o Futuro do Turismo Sustentável na Amazônia

3 minutos de leitura

Porto Velho sediou nesta quarta-feira (3) o Workshop: Estratégias, Projetos e Recursos para o Turismo Sustentável, promovido pelo União Brasil. O evento reuniu prefeitos, secretário de turismo e vereadores para debater soluções práticas voltadas ao desenvolvimento turístico sustentável nos municípios rondonienses.

A iniciativa faz parte do Programa Coração da Amazônia, um hub de inovação politica do Brasil 2044, que conecta políticos, empresários e pesquisadores na construção de um modelo de desenvolvimento regional resiliente, inteligente e sustentável para a Amazônia.

Lideranças destacam a importância do turismo sustentável

Durante o evento, o governador de Rondônia, Cel. Marcos Rocha (UB) ressaltou o potencial do estado e a necessidade de investimentos estratégicos para fortalecer o turismo. “Rondônia possui riquezas naturais e culturais que podem impulsionar nossa economia. Trabalhar o turismo de forma sustentável é garantir progresso e qualidade de vida para nossa população, sem comprometer nossas gerações futuras”, afirmou o governador.

O workshop, reforçou a importância de políticas públicas que impulsionam o turismo de forma estruturada e ambientalmente responsável. A expectativa é que as discussões resultem em projetos concretos, beneficiando tanto os turistas quanto a população local.

A coordenadora do Coração da Amazônia em Rondônia, Luana Rocha, enfatizou a importância da governança integrada para o desenvolvimento do setor. “Precisamos unir políticos, empreendedores e a sociedade civil para criar estratégias sólidas e inovadoras, que façam do turismo um motor de crescimento para o estado”, pontuou.

Para a coordenadora nacional do Brasil 2044, Mila de Rueda, o evento foi um passo importante na construção de um turismo mais forte e alinhado às demandas da atualidade, mostrando que a Amazônia pode ser um exemplo global de desenvolvimento sustentável e reforçou o compromisso do programa com o desenvolvimento regional. “Nosso objetivo é estruturar soluções que garantam um turismo sustentável, alinhado às boas práticas ambientais e econômicas, permitindo que a Amazônia continue viva e gerando riqueza para sua população”, declarou.

O superintendente estadual de turismo, Gilvan Pereira, destacou em sua fala sobre o impacto do setor na economia local. “O turismo gera empregos, movimenta o comércio e valoriza nossa identidade. Precisamos de planejamento e recursos para que Rondônia se torne referência nacional no setor”, afirmou.

O workshop aconteceu no Oscar Hotel Executive, no centro de Porto Velho, e contou com um almoço de networking seguido de painéis temáticos, que abordaram desde fontes de financiamento para o turismo até estratégias de capacitação profissional, governança do setor e uso de inteligência digital para monitoramento de resultados.

Receba notícias do Planeta Folha no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo!
Basta acessar o nosso Grupo de Notícias ou o Canal de Notícias.

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *