O governador de Rondônia, Marcos Rocha, recebeu dois troféus na cerimônia de premiação da “Qualidade da Informação Contábil e Fiscal 2023”, promovida pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN) nesta quinta-feira (21), em Brasília, um na categoria maior evolução e outro em relação ao melhor desempenho dos dados prestados pelo Governo de Rondônia. O que consolida o Estado como modelo de governança contábil e fiscal.
“Esse evento é muito importante, pois estimula os estados a melhorarem a apresentação dos dados contábeis e fiscais, e ficamos felizes em ver Rondônia conquistando o segundo lugar no Brasil. Em Rondônia, nós estamos trabalhando corretamente, não impera a corrupção, mas sim a transparência, buscamos fazer sempre o melhor pelo nosso estado e para o desenvolvimento do nosso país, e passo a passo estamos avançando’’, afirma o governador.
O governador também parabenizou a Contabilidade Geral do Estado – Coges, representada no evento pelo contador geral Jurandir Cláudio Dada, pelo trabalho eficiente e o compromisso em prestar à União dados confiáveis, que dá segurança quanto à situação positiva da gestão de recursos do Governo de Rondônia.
BOAS PRÁTICAS
Conforme o ranking estabelecido por meio da Portaria/MF n.º 807, Rondônia conquistou a segunda melhor pontuação do Brasil em relação ao desempenho da prestação de dados contábeis, relativo ao exercício de 2022, com 130,61 pontos (98,2%).
Rondônia ainda destacou-se com a conquista do troféu de segundo melhor do Brasil em evolução, com aumento de 7,15 pontos percentuais, entre os anos de 2021 e 2022. Rondônia passou da 15ª posição, com dados de 2021, para 2ª posição com dados de 2022.
O selo de Qualidade da Informação Contábil e Fiscal dado a Rondônia é resultado do modelo de governança adotado pelo governador Marcos Rocha com foco em transparência e entrega de resultados à população.
PREMIAÇÃO
Categoria Estados – Maior desempenho:
- 1° Lugar: Goiás (pontuação 99,46%)
- 2° Lugar: Rondônia (pontuação 98,21%)
- 3° Lugar: Espírito Santo (pontuação 97,80%)
Categoria Estados – Maior evolução:
- 1° Lugar: Piauí, com aumento de 7,22 pontos percentuais
- 2° Lugar: Rondônia, com aumento de 7,15 pontos percentuais
- 3° Lugar: Minas Gerais, com aumento de 7,04 pontos percentuais