Os 52 municípios de Rondônia serão beneficiados com o investimento de R$ 300 milhões em asfalto, recuperação e sinalização de vias públicas urbanas, por meio do projeto “Tchau Poeira”. A proposta foi encaminhada pelo Governo Estadual e, por unanimidade, os deputados aprovaram na noite desta terça-feira (13).
O presidente da Associação Rondoniense de Municípios, prefeito Célio Lang, ressalta a importância da ação. “É um investimento importantíssimo para os municípios. Então, em nome dos 52 prefeitos rondonienses, agradeço a iniciativa do governador Marcos Rocha, por meio do diretor do DER, e também aos deputados estaduais, pela aprovação, em nome do presidente Alex Redano”, diz e pontua: “é um investimento que beneficia a todos os munícipes, neste momento em que os prefeitos dedicam mais esforços para a saúde, por conta da pandemia de covid-19”.
Conforme o Executivo Estadual, com a melhoria da malha viária, os resultados positivos são colhidos por outros setores como mobilidade urbana, segurança no trânsito e também a saúde da população com redução de doenças respiratórias causadas pela poeira.
O governador Marcos Rocha, durante a sessão na Assembleia Legislativa, destacou que o programa vai trazer mais conforto às famílias. “Isso sem contar na valorização imobiliária, melhora na posição do ranking do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e um reforço na aparência visual de nossas cidades. Todos os municípios de Rondônia serão contemplados com o projeto. Cada qual dentro da sua necessidade”, destaca.
Com a aprovação, o projeto chega à fase de assinatura de parcerias com as prefeituras, para em seguida dar a ordem de serviço e iniciar as obras. “Para os municípios é um investimento necessário e urgente. Todos os prefeitos estão empenhados na elaboração dos planos de trabalho para utilizarem os recursos do Fitha (Fundo para Infraestrutura de Transporte e Habitação), que tem foco nas estradas rurais, e o governo entrando com essa frente de trabalho na área urbana, os prefeitos conseguem atender a toda a população”, finaliza Célio Lang, que é também prefeito de Urupá.
Assessoria AROM
Por Ivanete Damasceno