Gilliard dos Santos Gomes nasceu e foi criado em Theobroma em 9 de novembro de 1984. Pai e casado com Senira, é graduado em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná (Unopar). Além disso, já teve experiências profissionais como operador de áudio e técnico de som, além de trabalhar com publicidade.
Ingressou na vida política em 2016, quando foi eleito vereador de Theobroma. Já em 2020, Gilliard foi eleito prefeito e em 2024 foi reeleito para continuar seu trabalho, mantendo o compromisso de representar os interesses da população com seriedade.
Atualmente, além de prefeito do município, Gilliard também é presidente do Consórcio Intermunicipal de Saneamento da Região Central do Estado de Rondônia (CISAN-CENTRAL/RO), eleito em dezembro de 2024 para gerir a entidade durante o biênio 2025-2026.
Neste mandato, iniciado em 2025, Gilliard busca intensificar os esforços para atender às demandas da comunidade e impulsionar o desenvolvimento de Theobroma. Ele destaca a importância de manter um governo próximo dos cidadãos, comprometido em ouvir e representar os interesses dos theobromenses com responsabilidade, transparência e dedicação.
Theobroma
O município de Theobroma foi criado pela Lei Estadual nº 371, de 13 de fevereiro de 1992, desmembrado do município de Jaru. A instalação do município ocorreu no dia 1º de janeiro de 1993, com a posse dos primeiros vereadores, do primeiro prefeito eleito e do vice-prefeito. O povoamento da região teve origem no NUAR do Projeto de Colonização Adolfo Rohl. O topônimo da cidade tem origem na designação científica do fruto do cacaueiro. Vizinho dos municípios de Jaru, Vale do Anari e Vale do Paraíso, a cidade se situa a 25 km ao Norte-Leste de Jaru. Theobroma tem uma área territorial de 2.197,411 km2. O Município tem sua sede localizada nas coordenadas geográficas de 10°14’26” de Latitude Sul, 62°21’34” de Longitude Oeste e altitude de 162 metros, inserido na Mesorregião Leste Rondoniense.