O prefeito de Candeias do Jamari (RO), Valteir Queiroz, foi afastado do cargo após uma operação da Polícia Civil contra corrupção, deflagrada na manhã desta quarta-feira (14). De acordo com a polícia, outros três mandados de busca e apreensão também foram cumpridos.
Segundo a polícia, a má administração do dinheiro público e o envolvimento da atual gestão em fraudes em licitações, além da não execução de serviços públicos, motivou o início das investigações.
De acordo com a equipe, estão sendo investigados agentes públicos e empresários que inviabilizaram a livre concorrência em processos licitatórios e não cumpriram com a execução dos contratos.
Durante a operação, foi possível identificar a ocultação de valores recebidos de forma ilegal para a aquisição de gado e a ocultação em nome de outras pessoas, caracterizando o crime de lavagem de dinheiro.
Segundo a polícia, as ações permanecem em andamento e todas as medidas foram representadas pelo Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (TJ-RO) que deferiu o afastamento do prefeito.
Em nota, a prefeitura do Município informou que recebeu com surpresa a decisão do afastamento e disse que está à disposição da Justiça. Ainda conforme a nota, não houve nenhuma busca e apreensão na sede do Executivo, apenas a notificação do afastamento do prefeito.