PC dá detalhes sobre a operação em combate aos esquemas de “Rachadinhas, Emendas e servidores Fantasmas” envolvendo o deputado Jhony Paixão

2 minutos de leitura

A Polícia Civil do Estado de Rondônia, através da 2ª Delegacia de Repressão ao Crime Organizado – DRACO2, deflagrou na manhã desta sexta-feira, 14.01.2022, a Operação “O Chamado”.

Foram cumpridos 32 (trinta e dois) mandados de busca e apreensão nas cidades de Porto Velho e Ji-Paraná/RO, dentre eles, em setores da Assembleia Legislativa, como no gabinete de um parlamentar estadual (Deputado Cabo Jhony Paixão), em residências particulares, em empresas privadas e em escolas públicas.

As medidas cautelares visam coletar elementos de informação para a investigação de organização criminosa, ligada ao Deputado Estadual, dedicada ao uso de emendas parlamentares em contratações fraudulentas de obras e reformas de escolas estaduais. Até o momento, o valor destinado irregularmente via emendas soma R$ 1.034.354,00 (um milhão, trinta quatro mil, trezentos e cinquenta e quatro reais). Esse montante tende a ser superado, considerando a fase de investigação interna de outros recursos e fontes.

Apurou-se também, a atuação da ORCRIM em fraudes de contratos de locação de veículos, na prática popularmente conhecida por “rachadinha”, na qual servidores transferem uma parte ou a quase a totalidade dos seus salários aos líderes do esquema criminoso, além da nomeação de servidores “fantasmas”.

A deflagração contou com o apoio de diversas unidades da Polícia Civil, da capital e do interior do Estado, mobilizando mais de cento e cinquenta policiais do seu efetivo.

Via assessoria/Polícia Civil

Receba notícias do Planeta Folha no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo!
Basta acessar o nosso Grupo de Notícias ou o Canal de Notícias.

Tópicos:
Compartilhe este artigo