O candidato ao governo de Rondônia pelo Partido Liberal (PL), senador Marcos Rogério, cumpriu agenda no último domingo (18/09), na Ponta do Abunã, região de Porto Velho. O candidato participou de reuniões para apresentar propostas de governo nos distritos de Nova Califórnia, Extrema e Vista Alegre do Abunã. Na parte da tarde, esteve em União Bandeirantes.
Os distritos localizados na Ponta do Abunã estão no território da Capital e perto da divisa de Rondônia com o Acre. São regiões abandonadas pelo atual governo do Estado, onde políticas públicas não foram implementadas. Em União Bandeirantes, por exemplo, que fica distante 160 quilômetros da Capital, moram mais de 35 mil pessoas carentes de serviços de saúde, segurança, infraestrutura e saneamento.
“No nosso governo vamos criar a sala dos municípios interligado com o gabinete do governador. Os prefeitos e as lideranças comunitárias vão voltar a pisar no Palácio Rio Madeira e vamos acelerar convênios e parcerias”, disse o candidato ao governo pelo PL.
Marcos Rogério expressou sua preocupação com o crescimento da violência e criminalidade nos Distritos que fazem parte da Ponta do Abunã, composto pelas comunidades de Abunã, Calama, Fortaleza do Abunã, Jaci-Paraná, Jirau, Mutum Paraná, Nova Califórnia, São Carlos e Vista Alegre do Abunã.
“É uma área grande, onde o governo esqueceu de trazer para os moradores, segurança, internet, telefonia, serviços bancários, de educação, saúde e oportunidades para a população e as empresas que estão instaladas. O meu compromisso é mudar essa realidade e trabalhar por quem sempre foi esquecido”, disse.
Marcos Rogério falou ainda do Programa de Apoio aos Distritos (PROAD) que efetivará o desenvolvimento dos municípios e do Estado. De acordo com o candidato, será prioridade obras estruturantes de estradas e rodovias que vão interligar cidades e os distritos para melhor escoar a produção. Na saúde terá melhor oferta de médicos, ambulâncias, medicamentos e aceleração de cirurgias e consultas.
“Vamos apoiar os produtores rurais com políticas de incentivos, facilitando acesso ao Banco do Povo e a programas de incentivos à produção de leite. Na segurança vou levar o Batalhão de Policiamento Rural para garantir a segurança da população. Não podemos esquecer do cuidado com água tratada para essas pessoas e da importância de educação de qualidade”, salientou.