O ex-governador Ivo Cassol (PP) é sim candidato nas eleições 2022, ponto. A afirmação é de juristas entrevistados pela reportagem, tão logo começaram a circular matérias inverídicas dando conta de que ele estaria impossibilitado. Ivo Cassol, que também já foi Senador da República, anunciou candidatura e já obteve do Supremo Tribunal Federal (STF) a concessão de tutela de urgência, decisão que lhe garante disputar as eleições deste ano.
Como informou o jurista Caetano Neto, conhecido advogado com atuação na capital Porto Velho, a concessão dessa tutela só acontece quando há elementos que evidenciem a probabilidade do direito pleiteado. Ele diz ainda que quando há perigo de dano ou risco ao resultado do processo, ou seja, quando há uma injustiça que tenha sido cometida por vício processual, essa concessão garante que sejam resguardados direitos do cidadão.
O jurista confirma ainda que há uma tentativa de confundir o povo de Rondônia sobre os processos que envolvem o nome de Ivo Cassol, sendo que ele já cumpriu o período de inexigibilidade de um processo de quando ainda era prefeito da cidade de Rolim de Moura.
Conhecedor profundo de leis eleitorais, Caetano Neto reafirma que uma decisão, como a tomada pelo STF em favor de Ivo Cassol, jamais é tomada de maneira precária, ou seja, sem que tenha sido analisada profundamente, o que lhe garante direito certo de disputar as eleições 2022, o que tem causado grande preocupação de outros candidatos que sabem da força que tem em Rondônia o nome de Ivo Cassol.