A vereadora Juliana Nonato, em seu pronunciamento durante a Sessão Ordinária desta segunda-feira (07) falou sobre a campanha intitulada “Agosto Lilás”.
Juliana que é responsável pela Procuradora da Mulher na Câmara Municipal de Rolim de Moura, destacou a importância dessa campanha, que tem como objetivo o enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, instituída por meio da Lei Estadual nº 4.969/2016, e intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha, sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o necessário fim da violência contra a mulher, divulgar os serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de violência e os mecanismos de denúncia existentes.
A campanha foi criada em referência à Lei Maria da Penha, que esse ano completa 17 anos de luta para amparar mulheres vítimas de vários tipos de violência como física, sexual, psicológica, moral e patrimonial.
“Hoje, 07 de agosto comemoramos o Dia Estadual da Lei Maria da Penha, onde todos nós temos o objetivo incentivar e mobilizar as ações em favor da defesa dos direitos da mulher e da luta contra a violência doméstica”, disse.
Juliana ainda enfatizou que Rondônia é o segundo estado do país com maior índice de feminicídios, ficando atrás de Mato Grosso do Sul. “Feminicídio é um crime baseado no gênero, ocorre quando a mulher morre por ser mulher”. Dados do Monitor da Violência também apontam que esse crime mata uma mulher a cada 6 horas no Brasil, sendo que 8 em cada 10 crimes são cometidos pelo parceiro ou ex-parceiro da vítima.
“A vida começa quando a violência acaba” (Maria da Penha)
A violência doméstica é crime e deve ser denunciada. A vítima pode realizar denúncias em qualquer unidade policial, pela Delegacia Virtual ou através dos telefones 190, 180 que funcionam 24 horas.
“Não se cale! Denuncie, procure ajuda”!
Com informações de G1/Globo*