Às vésperas do segundo turno das eleições presidenciáveis no Brasil, que determinará entre Jair Bolsonaro e Luiz Inácio Lula da Silva quem será o governante da Nação pelos próximos quatro anos, um jovem pardo, afrodescendente, de origem humilde, nascido na periferia da cidade paulista de Mauá, filho de um metalúrgico e uma dona de casa, viralizou nas redes sociais ao publicar um ‘Manifesto pelo Futuro’. Rafa Prado, 33 anos, decidiu apresentar suas considerações em um vídeo comparativo sobre o passado recente e o presente, trazendo ainda o que enxerga para o futuro da política brasileira, com fatos e dados. E o conteúdo vem alcançando números relevantes: 25,7 mil visualizações, quase 4.000 compartilhamentos e mais de 1.700 curtidas em apenas três dias do conteúdo no ar no Instagram.
Sem qualquer receio de julgamento ou preconceito, e garantindo que o material não tem por objetivo criticar escolhas e pessoas, o empresário inicia o vídeo admitindo ter votado em candidatos da esquerda, mas se arrependeu. “Em meados dos anos 2000 eu votei na esquerda. Para muitos a esquerda naquele tempo era a esperança do País e isso não foi diferente para mim, porém a sede de poder e a ambição por dinheiro corrompeu o governo daqueles que eram nossa esperança”, narra Rafa Prado. “Muitos dos que foram presos por escândalos desejam voltar ao poder esfregando na tua cara que o crime compensa. Esses grandes grupos não querem que você tenha independência, mas que seja dependente. É a nova escravidão”, continua.
Entre os comentários no vídeo estão grandes empreendedores ou personalidades, como Carol Paiffer, Ricardo Ventura e Luigi Baricelli, que elogiaram a postura e o fato de o empresário se manifestar, provocando não apenas reflexões como discussões – entre os comentários, inclusive, Rafa Prado dialoga em alto nível com quem questiona suas considerações.
“O que está em jogo não é sobre Lula ou Bolsonaro. Você tem direito de gostar de qualquer um deles e não sou ninguém para te criticar ou criticar sua decisão”, defende.
Com a experiência adquirida nos últimos anos, sobretudo desde que passou a transitar junto aos principais empresários do País – situação que o fez criar a Confraria SP, na qual justamente une essas pessoas com a finalidade de fazer conexões e, consequentemente, negócios -, Rafa Prado opina sobre a situação atual da economia nacional.
“Economicamente o Brasil está saindo da crise e em diversas áreas já é melhor do que todos os governos que o País já teve. Sei que talvez não concorde e área muito importante para você não está indo bem. Que, inclusive, talvez odeie o atual presidente porque ele te magoou, mas isso aqui não é sobre futebol. Cuidado com o carisma de pessoas treinadas para te enganar. Elas vão dizer o que você quer ouvir para chegar onde desejam. Possuem as melhores equipes de marketing e seus cabos eleitorais são seus ídolos na música, no futebol ou na TV. Saiba que essas pessoas estão recebendo milhões de reais para defendê-los publicamente. Defendem porque estão enriquecendo, não por amor e paixão pela pátria”, diz.
“Infelizmente o politicamente correto se tornou incorreto. Estamos em uma Era onde demonstrar nossa opinião é motivo de cancelamento caso não siga a cartilha que pregam. Não deixe o medo te calar. Precisamos recuperar nossa identidade perdida ao longo de quase duas décadas. Precisamos vencer a censura. Decida pelo futuro de seus filhos e entes. Não tenha vergonha da sua luta, de mudar de opinião, não tenha medo de ser excluído pelos amigos da escola, da faculdade ou do trabalho. Se permita mudar, nem que seja apenas dentro de você, no sigilo do seu direito. O Brasil é incrível e cheio de vida. Reflita e tome cuidado com a omissão. Não importa qual sua decisão. Você tem esse direito. Acima de tudo luto pela liberdade. Quero que suas amarras sejam quebradas, que tenha liberdade de fala e pensamento”, finaliza o empresário.
Veja o vídeo abaixo:
Sobre Rafa Prado
Empresário, investidor, mentor, autor do best-seller ‘100 graus – o ponto de ebulição do sucesso’, é considerado hoje o maior nome no Brasil quando se fala em criação de Networking e Influência. Fundador da empresa Brand Called You (BCY), possui vários projetos entre: eventos, treinamentos, palestras, mentoria e investimentos. Retoma neste segundo semestre de 2022 os encontros de network entre empresários que trouxeram ao Brasil, por exemplo, Richard Branson, fundador do Grupo Virgin, e deixaram Rafa famoso entre os mais importantes nomes no mundo dos negócios.