Dada sua influência nos indicadores econômicos, sociais e ambientais dos processos de desenvolvimento rural, o deputado Ismael Crispin (PSB) defendeu na manhã desta terça-feira (28), em reunião com o presidente da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), Júlio César Rocha Peres, a criação de uma gerência específica para cuidar das agroindústrias de Rondônia.
“O pequeno empreendedor rural que está chegando, não pode ter o mesmo tratamento que uma grande indústria. Precisamos de pessoas com expertise no assunto para ajudar e orientar os novos empreendedores e com isso garantir a construção de maior autonomia quanto à utilização dos recursos produtivos”, justificou.
De acordo com as informações do último Censo Agropecuário divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a agroindustrialização rural possibilita que o agricultor se insira nos mercados e que consiga a expansão do potencial econômico do seu estabelecimento gerando autonomia quanto à utilização de insumos próprios na elaboração dos produtos.
Dados oficiais divulgados pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) colocam as agroindústrias em destaque no PIB brasileiro, afinal, conforme dados, 5,9% de todas as riquezas do país são oriundas desse setor.
Texto: Laila Moraes-ALE/RO