A nova ponte de concreto, construída sobre o Rio Jamari, na RO-459, no município de Alto Paraíso foi inaugurada na manhã desta segunda-feira (29) pelo governador de Rondônia, Marcos Rocha, garantindo a fluidez e segurança no tráfego de veículos e, principalmente, irá impulsionar o escoamento da produção agrícola tanto do município quanto da região.
A ponte foi construída com recursos próprios do Governo do Estado, em método executivo de lançamento de vigas pré-moldadas levadas do local onde foram construídas e colocá-las onde a obra aconteceu.
O governador Marcos Rocha fez questão de destacar o trabalho realizado em toda a região com a construção e recuperação de outras pontes, a exemplo das pontes sobre o rio Azul; sobre rio Anta; sobre o rio Onça; e sobre o rio Vermelho na RO-257; bem como a ponte sobre o rio Belém na RO-133, entre outras. “Em 2023, somente aqui na região com essas pontes foram investidos quase R$ 25 milhões nessas obras fundamentais que proporcionam segurança nas rodovias e, fortalecendo a agricultura e outros setores econômicos de cada município”, destacou.
Esse foi mais um investimento do Governo de Rondônia, que teve o total de R$ 15.814.002,77 (quinze milhões, oitocentos e quatorze mil, dois reais, setenta e sete centavos), com recursos próprios do Governo do Estado.
O diretor do Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes – DER, Eder André Fernandes enfatizou que entre as prioridade do Governo de Estado, por meio do DER estão, proporcionar o desenvolvimento das regiões agrícolas que tanto contribuem para a economia do Estado. “Os investimentos nesta e em outras pontes da região são provas disso. Vamos continuar investimento na melhoria da trafegabilidade em todo o estado, para que nosso estado continue no caminho do progresso”, ressaltou
SOBRE A PONTE
A estrutura da ponte sobre o rio Jamari possui 130 metros de comprimento e 8,80 metros de largura. Para a nova ponte foram necessárias 16 vigas, cada uma com 32 metros de comprimento, pesando 45 toneladas.
A ponte também recebeu serviços de aterro, regularização de subleito, sub-base, base e enrocamento com pedra a 360 metros do encontro da ponte com a estrada.
Esta estrutura conta ainda com revestimento asfáltico de Concreto Betuminoso Usinado à Quente (CBUQ), com cinco centímetros de espessura.